PUBLICIDADE

Governo de RO intensifica segurança pública durante Carnaval com tecnologia e policiamento aerotático

Com apoio aéreo estratégico e uso de tecnologia de ponta, a Gave tem sido fundamental no combate à criminalidade e no fortalecimento da segurança pública em Rondônia.

Por Jornal Rondônia

Atualizado em:

PUBLICIDADE

O combate à criminalidade tem sido intensificado pelo governo de Rondônia, com a atuação da Gerência de Aviação de Estado (Gave) vinculada à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Além do Radiopatrulhamento Aéreo Diário (RPA), a Gave atua em operações integradas com as forças de segurança, envolvendo Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Federal (PF) e Polícia Penal. A atuação da Gave é fundamental no apoio às operações terrestres, fornecendo cobertura aérea estratégica para localizar criminosos, conter infratores em fuga e garantir mais segurança aos policiais.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do reforço na segurança pública e dos investimentos realizados na aviação tática. “A unidade aérea é um diferencial no enfrentamento à criminalidade, garantindo rapidez na resposta policial e ampliando a eficácia das operações. Vamos continuar fortalecendo a segurança em Rondônia, com tecnologia e estratégia.”

GERÊNCIA DE AVIAÇÃO

A Gave é composta por um efetivo especializado, incluindo pilotos com vasta experiência e operadores aerotáticos altamente treinados. Nos dois primeiros meses de 2025, a equipe realizou 23 acompanhamentos a operações das forças de segurança, consolidando sua relevância no combate ao crime. As ações resultaram, neste período, na prisão de 18 criminosos, incluindo suspeitos de liderar organizações.

A Gave atua no apoio às operações terrestres, fornecendo cobertura aérea estratégica para localizar criminosos
A Gave atua no apoio às operações terrestres, fornecendo cobertura aérea estratégica para localizar criminosos

De acordo com o gerente de Aviação de Estado, tenente-coronel PM Rachid Sallé, a Gave tem empregado diuturnamente dois helicópteros, Falcão 02 e Falcão 03, e reforçado as escalas de serviço de pilotos e operadores aerotáticos. Foram voadas 103 horas em operações e radiopatrulhamento aéreo. “Os nossos dois helicópteros são modernos e adequados ao resgate, equipados com tecnologia de ponta, e garantem aos nossos policiais uma visão privilegiada das ações, permitindo operações noturnas e monitoramento em áreas de difícil acesso”, destacou.

POLICIAMENTO REMOTO

A Gave conta, também,  com a Sessão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Sarp), que utiliza aeronaves remotamente pilotadas, também conhecidas como drones, auxiliando no policiamento e monitoramento durante as últimas operações e estão atuando nas ações de segurança no período de Carnaval.

O secretário da Sesdec, coronel BM Felipe Bernardo Vital, explicou que, além do policiamento ostensivo e repressivo, o aerotático atua em diversas frentes, como operações em áreas de fronteira, combate a crimes ambientais, apoio em reintegrações de posse e resgates aeromédicos. “Todo o investimento em equipamentos modernos aliado ao profissionalismo e comprometimento dos profissionais que compõem a Gave resultam em melhor prestação de serviço à população.”

Drones auxiliam no policiamento e monitoramento também durante o Carnaval
Drones auxiliam no policiamento e monitoramento também durante o Carnaval

TREINAMENTO ESPECIALIZADO

O ingresso na Gave exige um rigoroso processo seletivo, que inclui provas teóricas, físicas, exames médicos e toxicológicos, além de critérios específicos para cada função, como pilotos, operadores aerotáticos, operadores de apoio em solo e funções administrativas. Após a seleção, os profissionais passam por cursos intensivos de formação, com carga horária teórica e prática ampliada, garantindo preparo físico e mental para operar as aeronaves e equipamentos de alta tecnologia utilizados nas missões.

Com o nível de treinamento e o uso de tecnologia de ponta, a Gerência de Aviação de Estado do governo de Rondônia, intensifica o comprometimento com a segurança pública e eficiência operacional, garantindo uma resposta ágil e eficaz às demandas das forças policiais em solo.

Fonte: Jornal Rondônia

PUBLICIDADE