Governo de RO intensifica planejamento de ações para minimizar impactos nos municípios durante período de chuvas

Governo de Rondônia intensifica ações preventivas e monitora riscos em meio ao inverno amazônico, com foco em enchentes e deslizamentos.

Por Jornal Rondônia

Publicado em:

O governo de Rondônia segue monitorando os municípios diante das intensas chuvas que atingem o estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e da Defesa Civil Estadual, neste período de inverno amazônico. As ações de prevenção estão sendo discutidas em reuniões constantes do Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas.

O planejamento envolve ações conjuntas entre diferentes secretarias e órgãos estaduais, coordenadas pelo Comitê Gestor, presidido pelo comandante do Corpo de Bombeiros e o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Nivaldo Azevedo, que se reúne a cada 15 dias para avaliar cenários, monitorar áreas de risco e definir estratégias para garantir a segurança da população.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o trabalho preventivo é essencial para reduzir os impactos do período chuvoso e garantir maior assistência à sociedade. “O governo está trabalhando para monitorar as condições dos rios e bacias hidrográficas, garantindo uma resposta ágil caso ocorram situações de emergência. Nosso objetivo é assegurar que o estado possa enfrentar, caso ocorra, eventos climáticos adversos, visando a proteção das famílias ribeirinhas e comunidades mais vulneráveis”, ressaltou.

MONITORAMENTO

O coordenador Operacional e Estratégico da Defesa Civil Estadual, coronel BM Jaime Fernandes, reforçou que o monitoramento ocorre de forma contínua e integrada. “O trabalho é dinâmico e envolve todas as secretarias. Cada ação é analisada com base nos dados técnicos e nas previsões meteorológicas que são coletadas diariamente pelo Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico (SipamHidro) e demais órgãos, para que possamos agir de maneira eficiente. Além do período de chuvas, também estamos planejando estratégias para a estiagem de 2025, garantindo que Rondônia esteja preparada para enfrentar ambos os cenários”, explicou.

PLANEJAMENTO INTEGRADO

De acordo com o coordenador Operacional e Estratégico da Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil mantêm equipes de prontidão para atuar em ocorrências relacionadas a enchentes, deslizamentos e outros eventos climáticos. O trabalho conta com a colaboração dos municípios, que auxiliam no monitoramento das áreas de risco e na orientação da população. “Atuamos diretamente com uma ferramenta muito importante nos municípios, que são os coordenadores municipais da Defesa Civil. Esses agentes da prefeitura são nomeados em suas respectivas cidades e formados pela Defesa Civil Estadual para estar na linha de frente.”

O monitoramento ocorre de forma contínua e integrada.
O monitoramento ocorre de forma contínua e integrada.

 

Como parte das ações preventivas, o Corpo de Bombeiros iniciará, ainda neste mês de fevereiro, a formação de agentes municipais de Defesa Civil, com previsão de capacitar profissionais em todos os 52 municípios até abril, reforçando a resposta local a eventuais emergências.

NÍVEIS DOS RIOS

O monitoramento dos rios em Rondônia indica que, até o momento, os níveis seguem dentro da normalidade, mas com atenção redobrada. Na quarta-feira (5), o Rio Madeira registrou 12,82 metros, ainda abaixo da cota de alerta, que é de 15 metros. Já o Rio Mamoré e o Rio Machado apresentaram níveis de 9,61 metros, próximos à cota de alerta de 10 metros. O Rio Machado, que tem grande influência no centro do estado, chegou ao limite de alerta recentemente, mas teve uma leve redução para 9,60 metros.

Fonte: Jornal Rondônia

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.