O Brasil vem registrando nos últimos anos um significativo crescimento na geração solar distribuída pelo país.
Atualmente, o mercado nacional conta com cerca de 700 megawatts (MW) de potência instalada e cerca de 50 mil sistemas em operação em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
De acordo com a empreendedora Rita de Cássia Brito que atua em Porto Velho na empresa Eletrowatt Solar – Soluções em Energia Limpa e Sustentável – o aumento da adesão ao uso de painéis fotovoltaicos é resultado de mais ofertas de linhas de financiamento.
“Outros fatores que colaboram para a grande procura por energia solar são a queda no preço dos equipamentos e o aumento constante na tarifa de energia elétrica”, destaca ela, acrescentado que vem atendendo muitos clientes de Rondônia e outros estados atraídos pelas facilidades apresentadas para quem quer aderir à energia sustentável.
Kruger Darwich , engenheiro mecânico que é diretor técnico da Eletrowatt, observa que um dos destaques no mercado de crédito para a geração distribuída é a parceria entre o Portal Solar e a BV, marca de Varejo do Banco Votorantim.
Esse acordo, segundo ele, permite financiar de forma integrada e totalmente online a compra de equipamentos e o serviço de instalação em uma única operação.
“Com a consolidação das atividades virtuais durante o distanciamento social devido à pandemia, os negócios também foram aquecidos”, conclui o executivo, acrescentando que o Banco da Amazônia também está incentivando o setor.