Moradores do Assentamento São Francisco, localizado no Km 58, da BR 319, estão em Porto Velho, cobrando das autoridades melhorias para a região. Eles denunciam que foi feito um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Incra e a Prefeitura do município amazonense de Canutama, para melhorias das estradas locais, mas não está sendo executado.
Segundo eles, essas obras iriam beneficiar 265 famílias que vivem no assentamento e são produtoras de hortifrutigranjeiros, bovinos e suínos. O orçamento do projeto é de R$ 3.614.209,00, com prazo final de conclusão, inicialmente, para 28 de setembro de 2020 tendo sido prorrogado para 27 de novembro desse ano.
Os moradores dizem que, dificilmente, esse prazo será cumprido. Segundo eles, apenas 10% da obra foi executado e, mesmo assim, de baixa qualidade e com trechos que já precisam serem refeitos. “Mas os repasses de recursos para a obra estão ocorrendo normalmente. Por isso que viemos fazer o protesto em Porto Velho, pois, tem Ministério Público Federal aqui. Não temos condições de irmos até Manaus para fazer esse protesto, por isso optamos por Porto Velho”, declararam.