Energisa falta com a verdade; agora é acusada de adulterar medidores de energia elétrica

Na sexta-feira, 23, o Portal “Correio de Notícia“, do jornal CN, veiculou ​reportagem que, além de denunciar os abusos da ...

Por Correio de Notícias

Publicado em:

Na sexta-feira, 23, o Portal “Correio de Notícia“, do jornal CN, veiculou ​reportagem que, além de denunciar os abusos da ENERGISA – concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Rondônia – apontou várias situações consideradas abusivas por parte da empresa. Segundo a Reportagem, o suposto comportamento abusivo da Empresa seria uma busca insaciável de ganhar dinheiro fácil. E uma delas seriam as supostas cobranças exorbitantes nas contas de luz e suspender o fornecimento dos serviços como forma de forçar o consumidor a cumprir suas exigências. Essa forma draconiana de agir, a empresa, vem provocando indignação à população rondoniense. No entanto, vem contribuindo para a empresa assumir o ranking nas reclamações junto aos órgãos de controle.

Mediante as reclamações citadas na Reportagem, a ENERGISA se posicionou por “Nota Oficial” de esclarecimento que, foi realizada vistoria no medidor da unidade mencionada e não foi encontrado nenhuma irregularidade e/ou defeito no equipamento que ela própria passou a vender; lembrando ainda que, “além do consumo mensal, a conta de energia elétrica traz o custo da compra de energia elétrica, os impostos estaduais, municipais e federais e os encargos setoriais, e que CERON/ENERGISA só ficaria apenas com cerca de 20% do montante arrecadado”.

Ressaltou ainda que, “nos últimos dois meses, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determinou a cobrança adicional das bandeiras Amarela em junho e Vermelha em julho do corrente, segundo ela, nesse período ouve um custo adicional na conta de energia elétrica de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos em julho e de R$ 4,00 para cada 100 quilowatts-hora consumidos”. A Analista de Comunicação finalizou a nota fazendo recomendações aos consumidores; chamou a atenção dos clientes para acompanharem a evolução do seu consumo mensalmente, acessando um simulador de consumo no site da ENERGISA/RO – que ainda não foi ativado.

Com todo respeito, essa “Nota de Esclarecimento” não esclareceu nada! Não confirma nem nega nada! Afinal, por que pagamos uma tarifa tão alta? O que significam “bandeiras Amarela e Vermelha” se o nosso Estado é a fonte geradora de energia? Além do mais, a Analista da ENERGISA está, totalmente, desinformada; não sabia nem que o tal simulador de energia para Rondônia não está ativo para acesso dos consumidores!

Acontece que, gerenciar crises como essas, é fundamental para uma Assessoria de Comunicação, abordar um tema tão importante como esse é parte estratégico de uma empresa elaborar Nota de Esclarecimento convincente. Porém, trata-se de uma ferramenta que proporciona a prestação de contas de uma empresa que, possivelmente, cometeu erros e/ou precisa se posicionar a respeito de um determinado assunto.

É uma pena! São tantos os leitores que gostariam de ter uma resposta mais plausível partindo de um grupo tão respeitado como a ENERGISA! Não se tem a pretensão de perseguir nem massacrar, mas, não é de hoje que os consumidores reclamam! Por isso, entendo que esse papel fiscalizador, enquanto jornalista se faz tão necessário.

Dessa forma, a suposta brutalidade da ENERGISA em inflar o “caixa da empresa” choca pela sua indiferença à situação do País, da economia, da vida de seus consumidores! A falecida CERON é uma das provas vivas de que a privatização nem sempre é uma boa saída; os serviços e a postura da empresa pioraram radicalmente após a privatização, os cortes de energia nunca foram tantos, a loja de atendimento vive abarrotada, com filas gigantescas que fazem os consumidores perderem muito tempo em ambiente impróprio e/ou inadequado.

Entre os consumidores abordados pela Reportagem no atendimento da empresa, a enfermeira Valquíria Botelho Silva, disse que estava na fila desde as 07h50 para resolver o problema da sua energia que por causa do corte no fornecimento de sua energia no dia anterior – mesmo tendo pago a fatura mensal três dias antes do vencimento. Segundo ela, mesmo resolvendo o problema, “estou disposta a processar a empresa”.

Já o vendedor Davi Matos de Souza, explica casos parecidos. Segundo ele, em 2018 a CERON cortou sua energia por 20 dias por conta de uma fatura não paga por outro morador da casa em que havia comprado. Houve muitos transtornos, prejuízos com alimentos, sem falar no constrangimento. Além de passar 20 dias sem energia, “tive que passar esse período na casa da minha irmã até que fosse resolvido o problema da religação”. Porém, ele entrou na Justiça na esperança de conseguir reparação dos danos causados pela CERON”, disse Davi.

Contudo, o número de reclamações contra o aumento na conta de energia cresce, assustadoramente. Muitos consumidores estão procurando o “PROCON” Porto Velho para registrarem reclamações contra o aumento abusivo nas faturas. A gritaria é geral! Afinal, Rondônia possui uma das tarifas mais caras do Brasil, pesando no bolso do consumidor, como tantos outros compromissos financeiros batendo à porta.

E não para por aí – Após receber inúmeras denúncias de consumidores, o presidente da Associação em Defesa dos Direitos e Garantias do Povo de Rondônia (ADORO), Jesuíno Boabaid, entregou oficialmente, na terça-feira, 27, com pedido de abertura de uma Comissão Especial para apurar as possíveis irregularidades registradas nos medidores de energia elétrica digitais e analógicos, em todo o Estado.

“E não são apenas consumidores. Alguns chegaram a afirmar que os relógios chegam de forma regular na empresa distribuidora de energia e lá, os aparelhos seriam encaminhados para um laboratório interno para fazer a alteração que aumentaria os números na hora da medição de consumo, aumentando, assim, o suposto valor das tarifas; – que já são absurdamente altas demais”.

O presidente da ADORO lembrou ainda ao presidente da Assembleia que, “em Rondônia, já está em vigor as bandeiras tarifárias, Amarela e Vermelha, sob a justificativa da “ANEEL” de que há previsões de chuvas abaixo da média”. “Isso porque, aqui, estão as principais hidrelétricas do país”.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes, decidiu acatar a solicitação da entidade para realizar uma investigação e apurar as possíveis irregularidades nos medidores de energia elétrica da CERON/ENERGISA”.

Fonte: Correio de Notícias

12 comentários em “Energisa falta com a verdade; agora é acusada de adulterar medidores de energia elétrica”

  1. Tarifas absurdas minha casa vivemos no calor e na escuridao pra tentar fazer energia nao vim mais que 300 reais inutil pois conta vem absurdamente cara. Pedi pra fazerem vistoria nunca vinheram e a pouco tempo descobri uma multa de 2004 que ja esta quase 30mil me acusando de “romper lacre” sendo modelo na epoca era aquele em cima do poste com 4 olhos ou seja 4 vizinhos espero ate hj justificatova da empresa pq nunca chegou informativo algo do tipo e como eles tem a certeza de que rompeu lacre foi eu.
    obs: Meus pais pois epoca era deles a casa.

    Responder
  2. Eles estão de mais mesmo ..
    Eu tenho cinco filhos trabalho meio período ganho meio salário mínimo e meu talão de luz veio no valor de 780 reais…
    Aí eles não acharam que tava bom mandaram uma cobrança de 8.770
    Dizendo que eu tinha um fio 220 ligado aí eles pagaram esse valor de 780 e somaram por um ano e mim cobraram esses quase 9000..
    Agora até mim pergunto como vou poder pagar esses quase 9000…
    Meu Deus eles tão de mais mês passado minha luz veio 780 e esse mês 600 sei nem o que vou fazer….

    Responder
  3. Isso é um absurdo pra quem ganha um salário mínimo paga uma energia elétrica tão cara como essa que nois paga com três usinas hidrelétricas aqui desse jeito da qui mais uns dias vamos deixa de come,visti só para paga energia difícil essa situação

    Responder
  4. Desde que a referida empresa assumiu o controle minha conta subiu terríveis e inexplicáveis 400%!!

    Moro no mesmo local, os eletrodomésticos são os de sempre e a rotina a mesma.. Qual é o motivo do absurdo aumento?

    Responder
  5. o meu pensamento e o mesmo dos demais consumidores.
    agente vive no calor sem ter condições de liga uma central de ar acho que vamos voltar ao menos uns 30 anos atrás na base da vela e lamparina porque não temos condições de pagar esse absurdo de energia.
    em parte culpa dos governantes que na época de construir essas usinas não poderam ver dinheiro que entregaram de graça pra essas empresas e agora nos é que estamos pagando caro a ganância dos outros que encheram os bolsos de dinheiro e foram embora fora o prejuízo pro meio ambiente que foi devastador

    Responder
  6. Eu também não entendo, passaram lá em casa não encontraram irregularidades, os gastos com energia continua o mesmo porém, minha conta veio quase 200 reais mais caro. É uma situação que o consumidor é obrigado a engolir pois não tem nada e ninguém do nosso lado. Pra ferrar o consumidor tem muitos!

    Responder
  7. Concordo com todos que deixaram seus cometários, sem nem uma justificativa, vieram ate minha empresa, fizeram uma vistoria, não achando nada de irregular, mesmo assim levaram mo medidor, coloraram outro alegando que seria os novos medidores que a Energisa passaria a usa-los sendo que o medidor que levaram tinha pouco mais de um ano de uso o mesmos foi trocado em 13/06/2017 e agora substitutivo em 13/02/2019, ate ai tudo bem, agora depois de uns meses me chega um conta no valor de R$ 20.759,90. como pode se na hora da troca do medidor foi contatado pelos seus técnicos que todos os lacres inclusive o da tampa da caixa padral estavam intactos pergunto aos senhores qual a credibilidade deste laboratório que faz essa inspeção, será que esses resultados não são manipulado

    Responder
  8. Nunca gastamos mais que 120 reais em casa e mudamos para uma nova casa a conta veio 1243 pedimos vistoria do relogio e antes que eles viesse fazer a vistoria foram la e cortaram a energia. apos o corte veio outra conta de 8150.00 e esse mes ainda cortado veio outra de 39 reais. e disseram que so religam se pagar.

    Responder
  9. Arrebentaram a minha cx de energia que custou o olho da cara, quero uma nova, e o mal elemento pode ser o diabo, vou esperar a próxima para ver se ele realmente e homem suficiente em danificar um patrimonio

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.