A Prefeitura de Vilhena recebeu da empresa contratada o documento que oficializa a entrega da obra de revitalização do Hospital Regional de Vilhena (HRV) nesta semana. Esperada há décadas pelos servidores e pacientes, a obra passará agora pelos ajustes finais de reinstalação das salas, consultórios, pronto-socorro e demais espaços que foram deslocados durante a reforma. O prédio deve ser reinaugurado em breve para benefício das centenas de servidores e dos milhares pacientes e acompanhantes que passam pela unidade todos os meses.
Maior complexo hospitalar mantido por uma prefeitura no interior de Rondônia, o HRV passou pela maior reforma desde sua inauguração, décadas atrás. são R$ 2,3 milhões investidos através de emenda parlamentar dos então senador e deputada federal Valdir e Marinha Raupp. “A Saúde está avançando muito. Quando assumi a Prefeitura estive no hospital e fizemos uma visita minuciosa. Estava com quase tudo caindo aos pedaços. Aceleramos o projeto da reforma e agora a unidade está revitalizada e vai oferecer muito mais condições de trabalho e conforto aos pacientes, que quando cheguei na Prefeitura tinham de esperar em um banco de madeira na recepção”, destaca o prefeito Eduardo Japonês.
Alguns dos últimos ajustes necessários para a unidade entrar em funcionamento envolvem a instalação de aparelhos de ar-condicionado e internet, bem como adaptações na rede de gases e recolocação da mobília, aparelhos e instrumental necessário para as alas voltarem a funcionar. A secretária municipal de Saúde, Weslaine Amorim, comemora a conclusão da obra. “Agora vamos começar a limpeza, instalação dos móveis e consultórios, bem como reativação de todas as salas, que estavam ocupando espaço em outros locais do complexo. Com a retomada do hospital 100%, aumentaremos nossa capacidade de atendimento, a qualidade no tratamento e daremos melhores condições aos pacientes, servidores, residentes e acompanhantes em geral”, conta a secretária.
Funcionando no prédio da UPA 24h enquanto a reforma acontece, o pronto-socorro do HRV deve ser reativado no hospital, um centro acadêmico previsto na reforma será inaugurado para atender aos residentes, bem como a passarela recebeu equipamentos de acessibilidade, piso, forro e sistema elétrico foram trocados, entre várias outras melhorias que significam uma total revitalização do prédio.