O preço da gasolina continua caindo nos postos, em Porto Velho e em todas as cidades de Rondônia. Na Capital, no sábado pela manhã, já se encontrava o combustível a 5,95 até 6,05 ou seja, até 1,45 real a menos por litro do que era cobrado uma semana antes.
O percentual da queda do preço ao consumidor chega perto dos 20 por cento, o que é bastante significativo. A tendência é que possa diminuir alguns centavos a mais. Os proprietários de postos de combustível estão fazendo a sua parte.
Tão logo recebem a gasolina das distribuidoras, repassam de imediato o desconto, graças a queda de impostos (só o ICMS no Estado caiu de 23 para 18,5 por cento) para o consumidor. Há ainda uma dificuldade: há distribuidoras que continuem praticando a ilegalidade de parcelar o desconto e não concedê-lo numa só vez, como manda a lei.
O caso, aliás, já foi denunciado ao Ministério Público. Ainda em relação aos postos, eles terão agora um gasto a mais, para colocar cartazes com os preços de antes e depois dos descontos dos impostos, para cumprir exigência de decreto do governo.
Vai levar algum tempo para que todos cumpram a nova legislação. O Sindicato da categoria está enviando o modelo da placa, para que os postos filiados mandem confeccionar as que colocarão para visualização dos clientes.