O Banco de Leite Humano Santa Ágata (BLH) em Porto Velho recebe doações para ajudar na sobrevivência de bebês prematuros. Todos os dias, cerca de 24 crianças internadas na UTI Neonatal recebem o leite. Além da nutrição básica, a doação ajuda a fortalecer o sistema imunológico dos pequenos.
Quem desejar se tornar doadora de leite pode procurar o Banco de Leite pelo número (69) 3216-5715 ou presencialmente. O local funciona em anexo ao Hospital de Base, na avenida Governador Jorge Teixeira, n° 3766, Setor Industrial.
As candidatas serão avaliadas pela equipe quanto à produção do leite, estado de saúde e consequentemente serão solicitados exames básicos.
Como funciona a doação?
Segundo o BLH, após a seleção, a doadora vai receber uma visita de uma profissional para a entrega de um kit composto por vidros estéreis, gorro e máscara, além das orientações sobre os cuidados durante a extração do leite e a forma correta de armazenar.
“A partir de então, a doadora receberá visita semanal da profissional para a coleta do leite doado”, informou o Banco de Leite.
Qual a importância da doação?
O leite doado ajuda diretamente na sobrevivência dos bebês prematuros. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a amamentação pode reduzir em até 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos e cerca de 6 milhões de vidas são salvas por ano graças ao aumento das taxas de amamentação até o sexto mês de vida.
Veja alguns dos benefícios do aleitamento materno, segundo o Ministério da Saúde:
- O leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias;
- O leite materno é o alimento mais completo para o bebê e tem tudo que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os seis meses de vida. Depois deve ser introduzida a alimentação complementar de forma saudável e o bebê pode continuar mamando até os dois anos ou mais;
- A amamentação ajuda a combater a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar e nutricional de crianças por todo o mundo;
- Crianças amamentadas têm melhor desempenho em testes de inteligência e se tornam adultos mais saudáveis e produtivos.
O banco
O Banco de Leite foi criado em 16 de dezembro de 2004, e realiza serviços de avaliação do leite, pasteurização e destinação aos bebês.
“Além disso, as mães com dificuldade de produzirem leite, recebem orientações para estimular a produção, como correção de posição, pega e sucção do bebê. E é feito o controle de peso do recém-nascido, ou seja, os ajustes necessários para que a mulher tenha segurança ao amamentar seu filho”, informou.