Concurso sobre educação no trânsito vai premiar estudantes

Estudantes da Educação Básica poderão participar do “Concurso Estudantil de Educação para o Trânsito: Semana Nacional de Trânsito”, promovido pelo Governo ...

Por GOVERNO DE RO

Publicado em:

Estudantes da Educação Básica poderão participar do “Concurso Estudantil de Educação para o Trânsito: Semana Nacional de Trânsito”, promovido pelo Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O objetivo é incentivar a comunidade escolar a desenvolver produções artísticas e literárias referentes à segurança no trânsito, numa abordagem de sensibilização e educativa, como forma de discutir a problemática do trânsito no âmbito escolar. Poderão participar os alunos devidamente matriculados na Educação Básica de Rondônia.

O concurso vai ser realizado na modalidade remota, no período de agosto a outubro de 2021, sendo dividido em categorias: alunos do pré I e II educação infantil; alunos 1º e 3º ano ensino fundamental; alunos do 4º e 5º ano ensino fundamental; alunos do 6º e 7º ano ensino fundamental; alunos do 8º e 9º ano ensino fundamental e alunos do ensino médio. Os tipos de trabalho variam de pintura, desenho, texto informativo, poema, paródia até  redação. Serão premiados os 1º, 2º e o 3º lugares de cada categoria. As inscrições podem ser feitas no período de 30 de agosto a 24 de setembro.

Serão premiados os trabalhos dos alunos que tenham como foco o cuidado e segurança no trânsito, conforme a modalidade por ano escolar, visando estimular o debate sobre o respeito ao outro e, especialmente, à vida no trânsito, contribuindo para o aumento da segurança viária, estimulando a adoção de comportamentos seguros.

A diretora-geral adjunta do Detran, Benedita Oliveira, ressalta a importância do concurso no âmbito escolar, destacando que a ação vai incentivar os estudantes a pensarem e discutirem o trânsito. “O trânsito é uma construção coletiva, resultado das escolhas diárias de cada um de nós e essas crianças vão crescer sabendo o que é certo e errado no trânsito”, afirma Benedita Oliveira.

O “Concurso Estudantil de Educação para o Trânsito: Semana Nacional de Trânsito” faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito que acontece de 18 a 25 de setembro.

Fonte: GOVERNO DE RO

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.