Começa vacinação de pessoas com comorbidades que tenham a partir de 40 anos em Porto Velho

Começou na manhã desta sexa-feira (28), a vacinação contra a Covid-19 do público a partir de 40 anos, com comorbidades, ...

Por O Observador

Publicado em:

Começou na manhã desta sexa-feira (28), a vacinação contra a Covid-19 do público a partir de 40 anos, com comorbidades, cadastrado e agendado no aplicativo Sasi. A ação acontece na faculdade Uniron, na Zona Leste de Porto Velho.

De acordo com a Prefeitura, serão disponibilizadas quatro mil doses da AstraZeneca, durante a vacinação, que acontece até às 16 horas.

Nesta manhã, a procura pela vacina foi grande e houve filas com um número considerável de pessoas. Policiais civis, militares do exército e servidores do município auxiliam a população.

A Prefeitura informou que a comprovação da comorbidade deverá ser realizada conforme recomendações do Plano Nacional de Imunização (PNI), ou seja, no ato da vacinação a pessoa deverá comprovar a doença pré-existente através de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, laudo, cartão do BPC, cartão do hiperdia, entre outros.

São definidas como comorbidades, neste caso, as seguintes doenças: diabetes mellitus; hipertensão arterial sistêmica grave (de difícil controle e/ou com lesão de órgão-alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme e obesidade grave.

A Prefeitura de Porto Velho esclarece que está seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), com a vacinação de pessoas com comorbidades. O atendimento cumpre orientações da nota técnica 467/2021, do Ministério da Saúde (MS), que subdivide este grupo em duas partes:

Primeira parte

– Pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos de idade;
– Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), a partir de 18 anos;
– Gestantes e puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos;
– Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
– Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Segunda parte

Pela nota técnica, a segunda parte da terceira fase do PNI vai contemplar proporcionalmente e em ordem decrescente de idade:

– Pessoas com comorbidades – Serão contempladas as faixas etárias de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos, convocados gradativamente conforme cobertura vacinal das idades anteriores;

– Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC – Serão contempladas as faixas etárias de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos, convocados gradativamente conforme cobertura vacinal das idades anteriores;

– Gestantes e puérperas com comorbidades, acima de 18 anos;

Aplicativo

Para receber o imunizante, é necessário fazer o cadastramento através do aplicativo SASI. A ferramenta segue os parâmetros do PNI e foi planejada para registrar informações sobre a população e facilitar o agendamento das vacinas conforme a faixa etária, comorbidades e grupos prioritários.

Uma vez cadastrado, o usuário será avisado pelo próprio dispositivo e por envio de e-mail ao endereço eletrônico do usuário, sobre o dia, horário e local em que deverá comparecer para ser imunizado.

Para baixar o aplicativo basta acessar os links abaixo conforme sistemas operacionais

Sistema Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sasi.app

Sistema IOS – https://apps.apple.com/br/app/sasi/id1467748272

Leia mais 

Fonte: O Observador

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.