A cidade de Porto Velho foi atingida por fortes chuvas nesta segunda-feira, 10, resultando no alagamento de várias residências no bairro Porto Cristo. Cinco famílias ficaram desabrigadas após as águas tomarem conta de suas casas. Nos últimos três dias, a capital rondoniense registrou mais de 200 mm de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um ‘Alerta Amarelo’ para esta segunda e terça-feira (11), alertando para a continuidade das chuvas intensas.
A Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, iniciou o resgate dos moradores em áreas de risco, priorizando a retirada das famílias que enfrentam o perigo das inundações, com riscos adicionais como fios de eletricidade próximos à água e a presença de animais peçonhentos. Maria Marleide, uma das moradoras atingidas, contou sobre a perda de seus móveis e o impacto da situação. “Perdi geladeira, fogão, sofá e os produtos que eu vendia. Não tenho nem condições de ir para um abrigo, pois não tenho mais nada. Vou para a casa da minha mãe, onde tenho ao menos o que comer”, relatou ela, visivelmente abalada.
Raquel Andrade, outra vítima da enchente, descreveu o momento em que acordou para encontrar sua casa inundada. A água começou a invadir a residência de manhã, atingindo cerca de 50 centímetros de altura, o que danificou todos os móveis e aparelhos eletrônicos. Além disso, Raquel precisou deixar sua mãe idosa em uma rede, já que era o único local seco da casa. “Acabamos perdendo tudo nessa situação. Moro há 10 anos nessa casa e nunca isso tinha acontecido, realmente não esperava que fosse possível”, lamentou.
A Defesa Civil está concentrando seus esforços nas áreas mais afetadas, realizando a retirada das famílias para casas de familiares ou, quando necessário, abrigos. Os moradores estão sendo orientados a não transitar nas áreas alagadas, a fim de evitar o risco de doenças e acidentes com a rede elétrica.
A população pode acionar a Defesa Civil em caso de emergência pelos seguintes números:
- 192 – Samu
- 193 – Corpo de Bombeiros
- 199 – Defesa Civil
- (69) 98473-2112
- 190 – Polícia Militar
Foto: Thiago Frota