Nada menos do que 51 mil clientes da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) estão com faturas atrasadas há mais de 90 dias – parte dessas contas está vencida há quase cinco anos. Deste montante, 16 mil estão com o nome no Serasa. Uma inadimplência que gera perdas superiores a R$ 30 milhões.
Para tentar solucionar essa questão, a empresa está oferecendo descontos para pagamentos à vista de até 100% nos juros e multas ou parcelamentos especiais para clientes que possuem débitos. A campanha é parte da política de recuperação de receita para aplicação em melhoria dos serviços e novos investimentos ao usuário.
Segundo o coordenador comercial da Caerd, Fabricio Lima, ao todo 16 mil clientes estão inscritos na Serasa (banco de dados de restrições financeiras a consumidores e empresas) e que ainda permanecem negativados. Uma inadimplência considerada alta, por exemplo, no mês de outubro apenas 3.466 pagaram ou renegociaram suas dívidas.
“Essa é uma realidade que nos gera alguns problemas como a queda na receita que acaba provocando instabilidade econômica. Isso dificulta a realização de todos os investimentos planejados. Outro problema é a falta de respeito com quem paga sua fatura em dia, pois deixamos de beneficiar o coletivo em razão deste grau de inadimplência”, salientou.