Um bailarino rondoniense que aprendeu a dançar sozinho vai realizar o sonho de estudar em uma escola de dança dos Estados Unidos. João Gabriel da Silva, de 21 anos, conseguiu uma bolsa integral de estudos depois de participar de audições na Mostra Dança, em São Paulo.
O jovem disputou as vagas com participantes de todo o Brasil e foi aceito em três escolas que são referências na dança mundial. Entre as escolas em que foi aprovado, estão a Opus ballet, na Itália, a Studio Inpuso, em São Paulo e a escolhida, Joffrey Ballet School, que fica em New York. Ao g1, João Gabriel contou como foi o processo para chegar até essa conquista.
“A dança sempre esteve presente na minha vida, minha mãe sempre dançou. Quando fiz 14 anos comecei a assistir um programa na televisão e a imitar as coreografias. Foi aí que percebi que existia um lado profissional na dança”, contou João.
Segundo o bailarino, foi imitando coreografias da televisão que ele aprendeu a dançar e os ensaios duravam cerca de cinco horas diárias. O jovem explica que gravava os programas e ensaiava até acertar.
“Copiando da televisão eu fui aprendendo, eu ensaiava das 14h às 19h todos os dias. Foi quando todo mundo começou a perceber, porque eu acabei aprendendo a fazer coisas absurdas como mortais para frente e para trás”, disse João Gabriel.
Além da dança, João é estudante de Economia da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e acredita que a formação na área será fundamental para sua vida artística.
“Meus pais sempre disseram que o estudo vinha em primeiro lugar e que se eu ficasse de recuperação acabava a dança. Fui pra área de exatas e acabei me esforçando muito. A primeira opção era Química, mas acabei indo para a Economia e vai me ajudar muito”, contou o estudante.
O curso da Joffrey Ballet School tem duração de três semanas, iniciando no dia 31 de julho. O selecionado iniciou uma arrecadação de dinheiro para pagar as despesas no exterior. Com a ação, ele já garantiu uma semana da viagem.