Nesta manhã (07/03), a presidente em exercício da ASSFAPOM (Associação dos Praças e Familiares da PM e BM/RO), Ada Dantas Boabaid, esteve reunida com o subcomandante da PMRO, coronel PM Clayrton para tratar de assuntos referente à categoria.
A maior preocupação dos Praças é o dia das suas promoções, pois é a melhor forma de sentirem que a valorização chegou, segundo Ada. “Todos os dias somos questionados quanto às promoções, abertura de vagas e início de cursos. O que percebemos é que a promoção é a melhor forma de o policial sentir que está sendo valorizado!”
De acordo com informações colhidas pela presidente, no Departamento Pessoal, repassadas pelo tenente coronel PM Carlos, as vagas dos números claros de cabos PM são de 170 (cento e setenta), sendo que os 268 cabos que estão no curso de sargentos em andamento, serão promovidos em agosto, disponibilizando as 268 vagas.
Diante disso, serão aproximadamente 438 vagas disponibilizadas para o curso de cabo, que tem previsão de início em outubro, com término em dezembro de 2017. Todavia, esse número de vagas pode aumentar, porque dentro desses números ainda não foram contabilizados os pedidos de reserva, ressaltou a PM Bruna do DP.
Segundo o subcomandante, nesse ano de 2017, também terá início o CAS- Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos PM, ainda no primeiro semestre com previsão de 40 vagas.
O deputado estadual, Jesuíno Boabaid (PMN), está acompanhando de perto o orçamento, com a finalidade da realização de cursos, logo às promoções dos policiais militares de Rondônia. Onde, no ano de 2016, destinou cerca de R$300.000,00 (trezentos mil reais), de sua emenda parlamentar, viabilizando a reforma da Diretoria de Ensino, o qual está sendo realizado o Curso de Fomração de Sargentos II, bem como os demais cursos da PMRO.