O mundo acordou com a notícia que na manhã desta segunda – feira (6/2), o sul da Turquia e o norte da Síria sofreram forte terremoto com magnitude de 7,8 graus e tremores secundários. O número de mortos chega a mais de 2.600, segundo informações da rede de comunicação Al Jazeera.
Já os dados oficiais da Turquia, informaram que 1.541 pessoas morreram no país, 9.733 ficaram férias e 3. 471 estruturas desabaram. Na última atualização dos dados do Ministério da Saúde da Síria, as informações são de que mais de 918 pessoas morreram, desse número 538 em territórios controlados pelo governo e 380 em áreas comandadas por rebeldes e 1.326 ficaram gravemente feridas.
Mas o que significa um terremoto ter magnitude 7,8? A maioria das escalas — há várias delas, atualmente — é baseada na amplitude das ondas sísmicas registradas em sismômetros. Elas representam a distância entre o terremoto e o sismômetro de registro, de modo que a magnitude calculada deve ser aproximadamente a mesma, não importa onde seja medida. Há também medidas de intensidade de tremores, que varia muito de um lugar para outro.
Os dados estão sendo atualizados a todo instante e as buscas por feridos e não sobreviventes continua.