Cientístas chineses declaram que existe suspeita de que o surto de coronavírus possa ter relação com sopa de morcegos Silvestres, prato comum no país asiático.
Em adição, o estudo da patologia, sugere que o 2019‐nCoV (nome oficial do novo vírus). Parece ser um vírus recombinante entre o coronavírus de morcego e um coronavírus de origem desconhecida”, afirmam os autores
Tendo em vista, que os coronavírus são transmitidos de animais para humanos e após, de humanos para humanos. Um mercado de frutos do mar e animais vivos de Wuhan onde os primeiros casos da doença foi relatado, foi fechado e e desinfetado.
Além disso, um estudo de 2017, publicado no China Science Bulletin, evidenciava que “os morcegos estão conectados ao crescente número de vírus emergentes e re-emergentes. consequentemente podem quebrar a barreira das espécies e se espalhar para a população humana”.
Portanto, os coronavírus são um dos vírus mais comuns descobertos em morcegos e foram considerados a fonte natural de coronavírus recentes suscetíveis a humanos. como SARS-CoV e MERS-CoV.”
A referida SARS (síndrome respiratória aguda grave), surgida na China em 2002, com cerca de 8.000 infectados e 800 mortes. E a MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio), com origem na Arábia Saudita, em 2012, tiveram por volta de 2.200 contaminados e 790 falecimentos.