O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou hoje um compromisso de US$ 100 milhões em assistência humanitária para os palestinos que vivem na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. Essa ação foi anunciada após uma reunião em Tel Aviv, Israel, com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para discutir o conflito entre Israel e o grupo Hamas no Oriente Médio.
De acordo com um comunicado do governo dos Estados Unidos, esse financiamento será direcionado para auxiliar mais de um milhão de pessoas que foram deslocadas e afetadas pelo conflito. A ajuda compreende o fornecimento de água potável, alimentos, produtos de higiene pessoal, assistência médica e outras necessidades essenciais. A assistência humanitária será prestada por meio de parceiros confiáveis, incluindo agências das Nações Unidas e organizações não-governamentais internacionais.
O comunicado também enfatiza que os civis não devem ser considerados responsáveis e não devem sofrer as consequências do terrorismo do grupo Hamas. Os Estados Unidos se comprometem a proteger as vidas dos civis e a assegurar que a ajuda chegue rapidamente às pessoas necessitadas. Além disso, o governo dos EUA continuará a trabalhar em estreita colaboração com parceiros na região para destacar a importância do cumprimento da lei internacional de guerra, bem como o apoio aos refugiados, fornecimento de assistência humanitária e facilitação do acesso a alimentos, água, cuidados médicos e abrigo.