Oposição boliviana pressiona por renúncia de Morales; há confrontos e mortes no país

A pressão pela renúncia do presidente Evo Morales, eleito pela quarta vez consecutiva, prossegue na Bolívia, e há incidentes como ...

Por G1

Publicado em:

A pressão pela renúncia do presidente Evo Morales, eleito pela quarta vez consecutiva, prossegue na Bolívia, e há incidentes como mortes e humilhação pública de uma prefeita.

Grupos pró e contra Morales se enfrentaram, nesta quarta-feira (6), em Cochabamba com paus, pedras e rojões, e alguns estudantes usaram uma espécie de bazuca artesanal. O canal de TV Unitel mostrou jovens com escudos de metal para se proteger dos objetos lançados.

Um estudante de 20 anos morreu durante os choques entre opositores e partidários do presidente, que também deixaram 50 feridos.
A vítima, Limbert Guzmán, chegou ao hospital com “traumatismo cranioencefálico grave, fratura na base de crânio e morte cerebral, e apresentou parada cardiorrespiratória”, segundo o boletim médico.
Morales lamentou a morte em uma rede social. “Expresso meu profundo pesar pelo falecimento do jovem Limbert Guzmán, vítima inocente da violência promovida por grupos políticos que estimulam o ódio racial entre irmãos bolivianos”, escreveu o presidente.
Dois homens morreram na semana passada, baleados durante um protesto em Montero, na região de Santa Cruz. As manifestações já deixaram 170 feridos no país, de acordo com a imprensa.

Agressão contra prefeita

Em meio aos confrontos, a sede da prefeitura da vizinha cidade de Vinto, controlada pelo partido governista MAS, foi incendiada.Arce teve o cabelo cortado, foi pintada de rosa e obrigada a andar descalça por vários quarteirões em meios aos gritos de “assassina! assassina!”. A prefeita foi resgatada pela polícia horas depois.

Fechamento de órgãos públicos

Sindicatos de camponeses realizaram uma marcha para restabelecer o tráfego em estradas bloqueadas há dias em Cochabamba, e houve confronto com universitários opositores na Praça Bush e em outras zonas da cidade.
Também ocorreram protestos na quarta nas cidades de Santa Cruz (leste), Sucre (sudeste), Tarija (sul) e Potosí (oeste). Durante a noite, foram registrados confrontos entre a polícia e manifestantes na capital La Paz.
Em quase todas essas cidades os opositores fecharam as repartições públicas e os escritórios das empresas estatais, como a Entel (telecomunicações), a YPFB (petroleira) e a BOA (aérea).
A Agência Nacional de Hidrocarbonetos advertiu para um possível desabastecimento de gasolina caso persistam os bloqueios de estrada.
Morales liderou na quarta-feira, no Lago Titicaca, o ato de 193º aniversário da Marinha boliviana, onde declarou que os militares devem “prestar serviço ao povo boliviano”.
“As Forças Armadas sempre têm que garantir a soberania do povo boliviano, à margem do papel constitucional de garantir o território nacional”, declarou Morales, em uma aparente resposta ao opositor Luis Fernando Camacho, que no sábado pediu aos militares que fiquem do lado da oposição nessa crise política. Os militares se mantêm à margem da controvérsia eleitoral.

Oposição quer renúncia de Evo

O líder opositor regional boliviano Luis Fernando Camacho voltou na quarta a La Paz para desafiar o presidente Evo Morales com a entrega de uma carta de renúncia para que assine.

“Tenho a esperança de que vamos conseguir nosso objetivo”, declarou Camacho em um vídeo em uma rede social duas horas após pousar no aeroporto de El Alto, vizinho a La Paz, procedente de Santa Cruz.

Camacho saiu do aeroporto em um veículo protegido pela polícia, mas não seguiu para a Casa de Governo, onde era esperado por dezenas de jornalistas, e foi para um local não revelado, onde deve passar a noite.

“Viemos buscar a paz do país, não queremos dividir a Bolívia, queremos uma só Bolívia”, disse Camacho, manifestando sua esperança no “fim dos confrontos”.

Chegaram de Santa Cruz para acompanhar Camacho o ex-presidente boliviano Jorge “Tuto” Quiroga (2001-2002) e Gustavo Pedraza, candidato à vice-presidência nas eleições de 20 de outubro na chapa do ex-presidente Carlos Mesa (2003-2005).

O ministro da Defesa, Javier Zavaleta, disse que Camacho “pode entregar as cartas que quiser” na Casa de Governo, mas não será recebido por Morales.

Camacho, um advogado de 40 anos, se tornou o rosto mais visível da oposição depois das eleições, embora não tenha sido candidato à presidência, ofuscando o ex-presidente centrista Carlos Mesa (2003-2005), segundo na votação.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.