Jovem de 17 anos programa desde os 7 anos, é estagiária da Nasa e já apresentou um app ao CEO da Apple

Angelina Tsuboi ainda não se formou no ensino médio e domina 18 linguagens de programação

Por Revistapegn

Publicado em:

Aos 17 anos, Angelina Tsuboi tem feito sucesso no mundo do software. A fama não é por acaso. Tsuboi programa desde os 7 anos e domina cerca de 18 linguagens de programação, incluindo uma criada por ela. Além disso, acumula inúmeras conquistas. No ano passado, venceu o Student Swift Challenge, desafio da Apple para estudantes interessados em tecnologia, e pôde apresentar o aplicativo que criou ao CEO da Apple, Tim Cook. Atualmente, segundo sua página no Linkedin, ela é estagiária da Nasa, nos EUA.

Em entrevista a Entrepreneur, ela disse que experimentou tecnologia de programação pela primeira vez em uma aula na escola quando tinha apenas 7 anos. “O primeiro programa que construí foi algo muito simples e rudimentar, um jogo de labirinto que eu codifiquei. A partir daí continuei desenvolvendo projetos”, lembra ela.

Inspirada pelo impacto que os aplicativos podem ter no mundo, a jovem tem se esforçado para trabalhar em projetos que tratam de problemas reais. “Sempre que vejo um problema, não sou complacente com isso. Sempre quero agir”, comenta.

Uma das suas criações, o Lilac, nasceu desse desejo de mudar as coisas para melhor. Ele fornece recursos para ajudar pais solteiros, como oportunidades de emprego, acesso a subsídios e suporte à tradução. De acordo com Tsuboi, a ferramenta é algo que ela gostaria que estivesse disponível quando sua mãe solteira mudou do Japão para os Estados Unidos com os três filhos. “Tinha muitos problemas com a barreira do idioma”, conta.

A busca por bolsas de estudos para financiar seu curso de aviação, em Los Angeles, também auxiliou na criação de outro aplicativo, o Pilot Fast Track. Atualmente, milhares de pessoas usam a ferramenta que auxilia aspirantes e aviadores a localizar bolsas de estudo para financiar treinamentos na área de aviação.

Tsuboi também é piloto e tem desenvolvido soluções para tornar a indústria da aviação mais acessível — Foto: Reprodução

Ela adotou a mesma mentalidade de resolução de problemas no desenvolvimento do app CPR Buddy, vencedor do Swift Student Challenge no ano passado. Segundo Tsuboi, a ideia surgiu durante uma aula de RPC (ou chamada de procedimento remoto) online. “É difícil aprender RPC online. Então, pensei: ‘Como posso desenvolver uma ferramenta que torne o aprendizado mais fácil e mais acessível para as pessoas?'”. Assim nasceu o aplicativo complementar para outra ferramenta que ela desenvolveu para Apple Watch chamado Pocket CPR.

Tsuboi foi convidada para participar da conferência de desenvolvedores da Apple, na sede da gigante, na Califórnia. “Foi muito divertido poder conectar com as pessoas. Em especial com aquelas que pensam da mesma forma, porque o mundo do software é uma pequena comunidade”, afirmou.

Foi lá que ela conheceu Tim Cook. “Ele sentou ao meu lado e todos apresentamos nossos aplicativos a ele. Conversamos sobre nossa experiência de desenvolvimento das tecnologias. Foi incrível conhecer o CEO da Apple e conversar com ele sobre como todos nós estamos tentando causar impacto no mundo.”

Em relação ao seu futuro, Tsuboi diz que está animada para continuar trabalhando em desenvolvimento de softwares que auxiliem na solução dos desafios mundiais. Ela também tem planos de expandir seus conhecimentos e habilidades para outras áreas, como a cibersegurança. “Estou aprendendo mais sobre cibersegurança aeroespacial, que é um campo muito, muito nichado”, afirmou. A estudante tem construído programas de segurança cibernética que busca garantir a segurança de eletrônicos utilizados em aviões.

Fonte: Revistapegn

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.