Quinta-Feira, 05 de Dezembro de 2019

Havia 10 adolescentes entre os 39 mortos encontrados em um caminhão na Inglaterra

Mundo - sexta-feira, 08/11/2019 às 15h47min
Havia 10 adolescentes entre os 39 mortos encontrados em um caminhão na Inglaterra

Dez adolescentes estavam entre os 39 vietnamitas encontrados mortas em um contêiner de caminhão no sudeste do Reino Unido no mês de outubro, de acordo com divulgação da polícia feira nesta sexta-feira (8).

Dois dos mortos tinham 15, e o mais velho, 44. Cerca de 20 vieram de uma única província —Nghe An, no norte do Vietnã, a cerca de 200 quilômetros de Hanoi.

A polícia indicou ter aguardado a identificação de todos antes de divulgar a informação.

“Nossa prioridade foi identificar as vítimas para preservar a dignidade daqueles que morreram e apoiar seus amigos e familiares”, disse Tim Smith, assistente chefe.

“Ainda é de grande importância garantir que os parentes mais próximos fossem informados, e que eles tivessem tempo para absorver essa notícia trágica antes da confirmação pública da identidade de seus familiares.”

Mensagem de texto

As autoridades britânicas trabalharam com a polícia vietnamita e médicos legistas para identificar os corpos, encontrados no dia 23 de outubro no fundo de um contêiner de caminhão em uma zona industrial na cidade de Grays, na Inglaterra.

A polícia havia dito que as vítimas eram cidadãos do Vietnã.

Amostras de DNA foram tiradas das famílias no país asiático para quem suspeitasse ter parentes que pudessem estar no caminhão.

Alguns dos nomes apareceram antes em reportagens, entre eles, Pham Thi Tra My, 26, uma mulher que enviou um texto para a mãe que dá dimensão da tragédia. A família não conseguia entrar em contato com ela depois de receber a mensagem que dizia que ela estava sendo sufocada.

Parentes de Pham Thi Tra My, uma das 39 pessoas encontradas mortas em um caminhão na Inglaterra, fazem altar para ela, em 26 de outubro de 2019 — Foto: Kham/Reuters

Parentes de Pham Thi Tra My, uma das 39 pessoas encontradas mortas em um caminhão na Inglaterra, fazem altar para ela, em 26 de outubro de 2019

Tráfico humano

Os 31 homens e 8 mulheres, acredita-se, pagaram a traficantes de pessoas para serem transportados para a Inglaterra.

A polícia britânica apresentou denúncia contra Maurice Robinson, de 25 anos, da Irlanda do Norte, com 39 homicídio culposo e conspiração para traficar pessoas.

Ele dirigiu o veículo, sem o baú, até Purfleet, na Inglaterra, onde ele pegou o container que havia chegado da cidade de Zeebrugge, na Bélgica.

Na Irlanda, Eamonn Harrison, 22, foi preso com um mandado britânico.

A policia de Essex disse que eles haviam começado o processo de extradição para que ele seja levado ao Reino Unido para enfrentar processos por homicídio culposo.

Outras pessoas foram presas no Vietnã.

Altares em homenagem aos mortos

As famílias vietnamitas ergueram memoriais e altares com incensos e fotos.

A tragédia também afetou a comunidade vietnamita no Reino Unido, que se juntou para uma vigília na semana passada em Londres.

O padre Simon Thang Duc Nguyen, da Igreja Católica, disse que a comunidade nunca imaginaria que tantas pessoas pudessem morrer em um único incidente. “É um velório para uma nação inteira, não para uma família, é um velório para pessoas ao redor do mundo.”

Fonte: G1


Seja o primeiro a colaborar

Deixe seu comentário!

Informe seu nome
Informe seu email