Venda de medicamentos para ‘prevenir Covid-19’ dispara e divide opiniões

Todo mundo está usando. Esta é a percepção que se tem quando se faz uma apuração sobre o consumo, no ...

Por FOLHA DO SUL ONLINE

Publicado em:

Todo mundo está usando. Esta é a percepção que se tem quando se faz uma apuração sobre o consumo, no Cone Sul, dos medicamentos com eficácia não comprada pelos estudos científicos contra a Covid-19.

O Folha do Sul Online conversou com farmacêuticos, autoridades de saúde e pacientes sobre o uso destes medicamentos, como a Hidroxicloroquina e a Ivermectina, dentre outros.

Segundo informou um farmacêutico de Cerejeiras, que não quis se identificar, a venda do Ivermectina, o que tem sido mais usado, disparou desde o início da pandemia do novo Coronavírus. “O preço da cartela com quatro comprimidos também subiu. Custava R$ 10, mas passou para R$ 25”, disse o profissional de farmácia, relatando uma alta de 150% no preço do remédio.

Também ao site, outro farmacêutico, de outro município do Cone Sul e que defende o uso do medicamento, confirmou que a venda do vermífugo disparou e há pessoas que fazem uso contínuo.

O Ivermectina é um medicamento contra vermes, sendo antigo no Brasil. O uso do produto contra a Covid-19 se tornou popular após a publicação de um estudo na Austrália, revelando que experimentos em laboratório teriam mostrado que o medicamento diminuía a carga viral nos pacientes com o Coronavírus. Mas o estudo revelou também que a quantidade necessária do medicamento para diminuir a carga viral deveria ser enorme – uma dose que nenhum paciente suportaria. O próprio estudo, na época, relatou que seriam necessárias mais pesquisas e que não aconselhava o uso do Ivermectina para a prevenção da Covid.

Ao Folha, até um dos prefeitos da região do interior do Cone Sul revelou que toma Ivermectina. “Na dúvida, estou tomando”.

Seja como for, o assunto é polêmico. Ao que parece, os moradores da região do Cone Sul tomam “na fé”, no argumento de que “se não fazer bem, mal não faz”. Os exemplos práticos mostram que o uso destes medicamentos saiu da esfera das ciências da saúde e entrou para o campo das preferências ideológicas e crendices populares.

Fonte: FOLHA DO SUL ONLINE

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.