Localizado no Leste rondoniense, no Vale do Guaporé, Seringueiras completará 25 anos de emancipação político-administrativa na próxima segunda-feira (13). O município deu origem ao projeto de colonização, onde a cidade se chamaria Bom Princípio de Rondônia, no entanto, em homenagem à árvore Hévea Brasiliense, conhecida como seringueira, passou a se chamar Seringueiras, criado pela Lei Estadual nº 370, de 13 de fevereiro de 1992, com o desmembramento de São Miguel do Guaporé e Costa Marques.
Atualmente, o município possui população de aproximadamente 13 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
As festividades em comemoração ao aniversário da cidade começam neste sábado (11), com competições de futsal, handebol e voleibol; no domingo (12) serão realizadas atividades voltadas ao ciclismo, atletismo e taekwondo, enquanto que na segunda-feira haverá torneio de futebol society. Todas as competições serão realizadas no Complexo Esportivo Municipal Oripão.
Recentemente, o governo estadual entregou para o coordenador de Esporte Municipal de Seringueiras, Romonelly dos Santos, materiais esportivos para as competições de vôlei, futebol e handebol.
Segundo Romonelly, a busca pela parceria com o estado é um pedido que o secretário de Esporte do município, Ricardo Bispo Bezerra, quer firmar com o governo.
De acordo com o superintendente estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Rodnei Paes, esses eventos esportivos enriquecem não só o evento realizado na cidade, mas também o interesse dos atletas do município. Para Rodnei, é fundamental que os governantes vejam que o esporte fortalece a saúde e enriquece as tradições culturais festivas locais.
COMPETIÇÕES ESPORTIVAS
Em 2013, o município de Seringueiras foi campeão estadual nas competições dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), no taekondo masculino e feminino. Em 2016, levou a melhor nas competições masculinas, se consagrando potência e referência esportiva na categoria.