População de Campo Novo de Rondônia passa contar com nova gestão no sistema de distribuição de água

Caerd assume abastecimento de água em Campo Novo de Rondônia para garantir fornecimento seguro e de qualidade à população.

Por Secom - Governo de Rondônia

Publicado em:

Com o objetivo de garantir acesso à água tratada e de qualidade para toda a população, a Companhia de Água e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) avança na expansão dos serviços pelo estado. O município de Campo Novo de Rondônia passa a integrar a rede de gestão da Companhia, que deu início junto ao Executivo Municipal, no dia 28 de janeiro, às tratativas para a transição do sistema de distribuição de água na cidade. O encontro contou com a participação dos diretores e coordenadores da Caerd, além de integrantes da Comissão Municipal de Transição.

A Estação de Tratamento de Água (ETA), sob a gestão do município por anos, possui capacidade para produzir 86.400 mil litros de água por hora. A água é captada do Rio Braço Esquerdo e após passar pelos processos de tratamento, é distribuída às residências, que, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somam 8.844 mil habitantes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a integração de Campo Novo ao sistema da Caerd é um marco na expansão da infraestrutura hídrica no estado, com o intuito de fortalecer o abastecimento e levar água potável à população.

FORNECIMENTO SEGURO 

O coordenador de Estratégia e Operações da Caerd, Vagner Zacarini, destacou os desafios técnicos dessa transição. “Nosso foco inicial será a realização de testes operacionais na ETA para garantir que todos os processos de tratamento estejam alinhados aos padrões exigidos. A partir desses dados, iremos otimizar os protocolos e assegurar um fornecimento seguro.”

Além dos ajustes técnicos, a Caerd também vai trabalhar na estruturação de um ponto de atendimento ao público em Campo Novo. Segundo a diretora administrativa e comercial da Companhia, Elisandra Loras, a instituição está identificando um local estratégico para a instalação de uma unidade de atendimento. “Esse espaço será essencial para que a população possa tirar dúvidas, realizar cadastros e acessar serviços com mais facilidade”, explicou.

SEGURANÇA E TRANQUILIDADE 

A cabeleireira Maria Ivanete de Souza, afirmou que, “a entrada da Companhia em Campo Novo foi uma solicitação da população, devido à experiência que a empresa possui.”  Para o mecânico Carlos Nascimento, o que a população anseia é ter um serviço confiável e de qualidade. “Ficamos felizes em saber que a Caerd vai assumir o sistema de abastecimento de água do município. Sabemos que haverá custos, mas teremos a garantia de água tratada em nossas casas. Isso traz tranquilidade para todos nós”, enfatizou.

Diretoria Executiva da Caerd e equipe da Prefeitura de Campo Novo durante reunião de transição.

 

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE 

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Adriana Silva de Siqueira, o contrato de concessão entre a prefeitura e a Caerd visa implementar soluções inovadoras e sustentáveis para resolver uma demanda histórica na cidade. “O ponto focal do acordo é a captação, adução e tratamento da água bruta, além da distribuição de água potável para todas as famílias de Campo Novo”, destacou.

O prefeito de Campo Novo de Rondônia, Alexandre Dias, evidenciou a relevância dessa nova fase. “Estamos ansiosos e confiantes de que a Companhia trará um serviço eficiente e seguro para a população. A empresa possui vasta experiência na gestão de sistemas de abastecimento, o que garantirá água de qualidade e segurança hídrica aos moradores de nossa cidade.”

SAÚDE E BEM-ESTAR

O presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão, detalhou as primeiras ações da Companhia para garantir uma transição eficiente no município. “Nossa equipe técnica, formada por engenheiros e especialistas em química, realizará uma análise minuciosa da água captada, bem como da unidade de abastecimento, assegurando que a água distribuída atenda aos mais rigorosos padrões de qualidade. Nosso compromisso é garantir um fornecimento contínuo, seguro e de excelência, refletindo diretamente na saúde e no bem-estar da população de Campo Novo”, frisou.

De acordo com o presidente da Caerd, os funcionários cedidos pela prefeitura para atuarem na ETA passarão por um processo de capacitação conduzido pela equipe da Companhia de Água. O treinamento abrangerá normas técnicas, exigências legais e todas as etapas do tratamento da água, garantindo que o serviço opere dentro dos mais altos padrões de segurança e qualidade.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.