Mulheres de Jaru, RO, podem agendar exames de mamografia no Hospital de Amor

Interior - sexta-feira, 11/10/2019 às 08h50min • Atualizado 09h06min
Mulheres de Jaru, RO, podem agendar exames de mamografia no Hospital de Amor
Mulheres de Jaru, RO, podem agendar exames de mamografia no Hospital de Amor

Exames de mamografia foram disponibilizados para cem mulheres com idades entre 40 e 49 anos, moradoras em Jaru (RO), distante 290 quilômetros de Porto Velho, durante a campanha do Outubro Rosa. Os exames serão realizados no Hospital de Amor em Ji-Paraná (RO), após consulta em uma unidade de saúde de Jaru e agendamento através do sistema de regulação.

A Secretaria Municipal de Saúde em Jaru e o Hospital de Amor em Ji-Paraná atenderão cem mulheres com idade entre 40 e 49 anos com exame de mamografia nas ações do Outubro Rosa. mEdleusa Souza, secretária executiva da saúde, disse que apesar da oferta, a procura pelo agendamento tem sido baixa.

“Até agora apenas 15 mulheres foram cadastradas para realizar o exame. Estamos nos organizando para termos pelo menos 24 pacientes agendados para o dia 22”, disse.

O Ministério da Saúde recomenda aos municípios que o exame seja ofertado para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Segundo Edleusa, o município realiza em média 60 exames em mulheres nesta faixa etária e atualmente não existe uma fila de espera.

Este é um preventivo que deve ser realizado a partir dos 40 anos, se não houver histórico de câncer de mama na família. Caso haja, a recomendação é que seja feito anualmente após os 35 anos de idade.

As interessadas devem procurar unidades básicas de saúde da cidade. O agendamento será realizado pelo médico através do sistema de regulação.

Fonte: G1


Seja o primeiro a colaborar

Deixe seu comentário!

Informe seu nome
Informe seu email

%d blogueiros gostam disto: