A revista Bula fez uma pesquisa, que levou em consideração uma média dos dados apresentados pelo Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, publicado pelo PNUD, que classifica as cidades brasileiras de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), colocou o município rondoniense de Ji-Paraná nessa pesquisa.
Foi considerada como a melhor cidade para se viver no estado de Rondônia. O índice Firjan classifica as cidades brasileiras de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), baseado em estatísticas públicas oficiais, o Atlas da Vulnerabilidade Social e o Atlas da Violência, divulgados pelo IPEA.
Aponta pesquisa que, Ji-Paraná é a maior cidade do interior de Rondônia e tem apresentado um acelerado desenvolvimento nos últimos anos. Com 130 mil habitantes, a economia local é baseada, principalmente, na indústria, agricultura e na pecuária.
Ji-Paraná, cidade é tranquila e possui uma boa infraestrutura, além de oferecer à população serviços públicos eficientes. Nos últimos anos, o maior crescimento de Ji-Paraná se deu na área de educação.
Já Porto Velho, a capital de Rondônia, passou longe dessa lista, com graves problemas de transporte público, esgotamento sanitário, violência, falta de infraestrutura urbana e gerenciamento deficitário de espaços de convívio social, a cidade é um local com poucos acessos para uma qualidade de vida melhor de sua população.