A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa – CBTM definiu que Porto Velho será sede da 9 ª etapa do Challenge Plus, que acontece nos dias 26 a 28 de maio de 2023 no Ginásio Cláudio Coutinho.
Após realizarem campeonato Brasileiro no ano de 2022, e serem avaliados pela Federação, o Clube do Ipiranga de Porto Velho – RO ganhou credenciamento para sediar por mais um ano o campeonato na Capital, nesse ano, maior. Com perspectiva de receber cerca de 500 atletas, sendo 100 desses do Estado de Rondônia, a competição será totalmente inclusiva, com dias específicos para os jogos paraolímpicos.
O Presidente da Federação Rondoniense de Tênis de Mesa, Jessé Tagino ainda falou para a equipe do Jornal Rondônia a importância da inclusão de todos os atletas.
“Seria bobagem da nossa parte não pensar dessa forma. Algo que me incomodava muito era vê o Atleta João Fernando, conhecido como Totó, um atleta de alto nível e de renome mundial, com as origens rondoniense, representando um outro estado. Lutei bastante para resgatar ele, Graças a Deus a partir do ano de 2023 ele estará representando o estado de Rondônia, e eu tenho certeza que com excelência. Estamos treinando muito forte, e acredito que em 2023 teremos muitas vitórias com o Totó nas competições Nacional e Internacional”.
De acordo com o Atleta Ian Diego Nunes de 36 anos, que ira competir no Challenge em três categorias, a expectativa para o campeonato é a melhor possível, pois estão se preparando desde dezembro de 2022. Em média três vezes na semana eles se reúnem para os treinos que duram cerca de duas horas e meia.
“ Se a gente quer ser campeão a gente tem que abdicar de situações, eu venho com esse pensamento desde os meus 11 anos de idade, quando eu comecei a jogar. Se eu quero ser o melhor eu tenho que fazer o melhor sempre, então a perspectiva para o campeonato e a maior possível. Sempre vamos em busca do lugar mais alto do pódio, caso não aconteça, um segundo lugar, até mesmo o terceiro já e uma conquista por ser tratar de uma competição internacional, o que nos fortalece e engrandece muito.” Ressaltou Ian, que e o primeiro lugar na categoria e segundo Absoluto, na categoria de disputas nacionais.
Vale ressaltar que a Federação agora conta o apoio do Governo do Estado por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL.
“ É importante reconhecermos , por que Rondônia nunca saiu com uma delegação tão grande como estamos saindo agora. Agradecimento este ao Governo do Estado de Rondônia , pois em 25 anos jogando tênis de mesa esse é o ano que estamos tendo mais apoio, e está somente começando. O governador foi muito assertivo na escolha do Secretario de Esporte, ele colocou um esportista, ele sabe a necessidade do atleta, ele sabe do que o atleta precisa, ele sabe o tanto que um atleta se dedica pra quando bater na porta levar um não, ele tem essa noção, da dificuldade que é você treinar e ir representar o Estado de Rondônia do jeito que o Estado Merece” ressaltou o presidente.
Em conversa com o atleta paraolímpico João Fernando Nascimento de 42 anos, conhecido como Totó, descobrimos que o tênis não é somente raquete e bola, ele é detalhes.
“A iluminação tem que ser muito boa, não pode ter fundo branco, piso branco também não, não pode ter vento, a bolinha não pode estar molhada nem a mesa, são detalhes que as pessoas não percebem. São N’s fatores, saímos aqui do nosso estado, passa perrengue nos voos além de longos, muita das vezes chegando em cima da hora, se comparando com atletas que moram em outros estados, chegando meio cansado. No meu caso, por ter deficiência, tenho dificuldade de treinamento, de posição de mesa e também tem a parte que são poucos atletas no meu estilo.”
Ele ainda fala um pouco sobre a sua vinda para representar o estado, como já citado, João Fernando Jogava representando o estado do Paraná, por falta de apoio.
“Desde 2001 eu jogava fora do estado, e pra esse ano com o Jessé retornei para Rondônia, por que temos um projeto muito bom. O Junior Lopes que o nosso Secretário de Esporte do Estado prometeu que será um ano diferente para o esporte e já vem cumprindo, conseguimos o apoio para viajar para o estado de Manaus nos dia 10,11 e 12 de Março, para competir no TMB Challenge Plus, Final de março tem o Aberto Brasil, que é um evento paraolímpico Internacional, que tem 12 países inscritos, e esse torneio vale para minha bolsa atleta internacional e irei participar com o apoio do Governo e de outros patrocinadores, como a Jirau Energia, que e onde eu trabalho e vem me patrocinando desde o ano passado e esse ano com a renovação do meu contrato. Temos outras competições ao longo do ano e espero contar com o site Jornal Rondônia” expressou.
Já para o Superintendente da SEJUCEL Junior Lopes a parceria com o esporte é um pedido do Governador Marcos Rocha.
“ O pedido do nosso Governador, foi que a gente se aproximasse nessa nova gestão de todos os esportes, que pudesse apoiar tudo que tivesse ao nosso alcance, valorizando o esporte do Nosso Estado. Eu com muito carinho, estou colocando total apoio da Pasta para o tênis de mesa do Estado, trazendo um grande evento, liberando o Claudio Coutinho para receber os mesa tenistas, também apoiando na questão da ajuda do Material Esportivo, que está sendo tramitado pela SEJUCEL. Eu sou um desportista, eu vim do Futebol, Consegui jogar uma Champions League , uma League Of , Séria A do campeonato Brasileiro, joguei em 16 clubes do Brasil em cinco países, mas não e necessário eu ter passado por todos os esportes pra eu representar o esporte, é necessário eu ter sido um atleta, é por ser um atleta eu sei qual a dificuldade, a luta, eu sei como e a preparação pra uma grande competição, e com isso, temos sim, tomado decisões, ajudado os desportistas do nosso Estado à alcançar os seus sonhos, cada vez mais. E quando a gente tem mesatenista como o Totó, o Jesse, Ian, essa galera toda que representa o Nosso Estado tão bem no tênis de Mesa, não e nada mais justo que apoiar e mostrar realmente o nosso valor pro mundo e pro Brasil. E um privilegio, uma alegria muito grande ter a oportunidade de apoiar e fazer isso com todo amor , carinho no nosso coração e tendo a certeza que nosso Estado está muito bem representado com os nossos mesatenistas. O nosso Governador está muito contente com o trabalho que vem acontecendo, carregando a absoluta certeza que é dai pra melhor e grandes coisas vamos fazer através do esporte no nosso Estado.”