Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do VII Congresso Municipal de Educação

Evento acontece até sexta-feira (27) e tem a participação de mais de 2 mil servidores da educação

Por Assessoria

Publicado em:

Os desafios da educação e as temáticas que devem ser seguidas em busca de melhorias na área começaram a ser discutidas nesta quinta-feira (26), na Talismã 21, durante o VII Congresso Municipal de Educação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Carlos Alberto considerou positivos os temas atuais sobre educação inclusiva e diversidade na escolaCarlos Alberto considerou positivos os temas atuais sobre educação inclusiva e diversidade na escola

 

Com o tema “Novos caminhos da educação para a equidade e qualidade”, o evento acontece até sexta-feira (27), e tem a participação de mais de 2 mil servidores da educação, entre professores, gestores, orientadores educacionais e supervisores, reunidos para traçar estratégias que visam aprimorar o sistema educacional de Porto Velho.

Durante a programação, realizada no período da manhã e tarde, são abordados assuntos que visam desenvolver a formação dos profissionais da rede de educação infantil e do ensino fundamental, por meio de palestras e painéis que trazem temas como educação inclusiva, a equidade étnico-racial e importância do cuidado com a saúde mental dos educadores.

Fabricio Jurado destacou os investimentos em educação feitos pela Prefeitura Fabricio Jurado destacou os investimentos em educação feitos pela Prefeitura

 

A secretária de educação de Porto Velho, Gláucia Negreiros, pontuou que os assuntos abordados durante o Congresso contribuem para o aperfeiçoamento dos professores, com foco também no bem-estar mental de cada profissional, especialmente após os desafios enfrentados durante a pandemia do coronavírus.

“A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem realizando, ao longo desses últimos seis anos, o Congresso Municipal de Educação como a pauta de políticas públicas de formação de professores. Esse é o sétimo Congresso e é o momento em que a gente reúne o maior número de professores. Hoje estão aqui conosco mais de 2 mil educadores, justamente para discutir pautas prioritárias de alfabetização da idade certa, da primeira infância, da educação especial, da equidade racial e também para trabalhar nesse momento crucial as condições emocionais dos nossos trabalhadores”.

Júlio Gonçalves foi homenageado pela prática de ensino inclusivoJúlio Gonçalves foi homenageado pela prática de ensino inclusivo

 

Representando o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, o secretário geral de Governo, Fabricio Jurado, participou da solenidade de abertura e destacou os investimentos feitos pela Prefeitura para assegurar ensino digno aos estudantes e melhores condições de trabalho aos profissionais da educação.

“Muito importante esse sétimo Congresso Municipal de Educação para que seja debatido o que tem dado certo no nosso município, e que vocês aqui possam trocar experiências, conversar, se inspirar no que está dando certo em outros países, outros estados e aqui em Porto Velho mesmo. A Prefeitura tem investido cada vez mais em educação, a gente tem melhorado cada vez mais os nossos índices, e isso é graças ao trabalho de cada um de vocês. Hoje é um dia de festa, de comemoração, mas principalmente de troca de experiências”, afirmou.

EXPECTATIVA

Sirlei Araújo diz que o evento agrega conhecimento para a prática do ensinoSirlei Araújo diz que o evento agrega conhecimento para a prática do ensino

 

Carlos Alberto, professor da Escola Municipal de Ensino Infantil Darcy Ribeiro, compartilhou que a expectativa para o evento é positiva, especialmente pela abordagem de temas atuais que incentivam a educação inclusiva e a diversidade dentro da sala de aula.

“A expectativa é a melhor possível, né? Até porque nós vamos precisar ouvir e falar aqui de inclusão, de autismo, de educação emotiva, de alfabetização. Eu quero aproveitar o momento e parabenizar o prefeito Hildon Chaves e a Semed, por um congresso maravilhoso para os educadores de Porto Velho”.

Sirlei Araújo, diretora da escola bilíngue de Porto Velho, também compartilhou a satisfação de poder aperfeiçoar os conhecimentos enquanto servidora da educação.

Dez profissionais foram premiados na 5ª edição do Prêmio Boas PráticasDez profissionais foram premiados na 5ª edição do Prêmio Boas Práticas

 

“Estamos no sétimo Congresso Municipal de Educação e eu espero, sim, agregar muito conhecimento, porque todas as palestras terão grande relevância para nós educadores e para nossa prática de ensino. Dentro da escola bilíngue, nosso maior desafio é levar responsabilidade, respeitar as especificidades, e fazer com que as novas crianças aprendam e evoluam gradativamente”.

HOMENAGEM E PRÊMIO BOAS PRÁTICAS

 

Além de palestras educativas, relatos de experiência e apresentações culturais e artísticas, o primeiro dia de Congresso também contou com a 5ª Edição do Prêmio Boas Práticas “Professores que Transformam”, que premiou dez projetos inovadores desenvolvidos nas aulas do município, e a 2ª edição do Prêmio Inovações na Gestão Escolar, que contemplou três grupos de gestores que desenvolveram atividades para potencializar o ensino dentro da rede escolar.

Quem também foi homenageado pela prática de ensino inclusivo e o desenvolvimento contínuo dos alunos dentro de sala de aula, foi o professor Júlio Gonçalves, que leciona a disciplina de educação física na escola Cora Coralina, localizada do distrito de Jaci-Paraná. Júlio viralizou nas redes sociais ao compartilhar a rotina de aprendizado do pequeno Luiz, de 9 anos, diagnosticado com encefalopatia.

“Eu fico muito feliz de estar sendo reconhecido por um trabalho que vem sendo feito. E eu penso que não é apenas um trabalho, mas é um trabalho que vem sendo feito com muita responsabilidade, com muito carinho e dedicação. Ser reconhecido dessa forma é muito legal, e eu fiquei surpreso com a presença do Luiz aqui, fiquei extremamente feliz, é gratificante o reconhecimento por um trabalho que inspira tanto para mim”.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.