PUBLICIDADE

Pé-de-Meia: 1ª parcela de 2025 começa a ser paga nesta segunda-feira, 31

Pé-de-Meia começa a pagar primeira parcela de 2025; programa oferece suporte financeiro a estudantes do ensino médio da rede pública em todo o Brasil

Por Jornal Rondônia

Publicado em:

PUBLICIDADE

A primeira parcela de 2025 do Pé-de-Meia será paga aos estudantes do ensino médio da rede pública a partir desta segunda-feira (31). O valor de R$ 200 refere-se ao Incentivo Matrícula, destinado a todos os estudantes que efetivaram matrícula para o ano letivo de 2025. O pagamento será feito de forma escalonada até o dia 7 de abril, conforme o mês de nascimento dos alunos.

Calendário de pagamento

O pagamento da primeira parcela ocorrerá de acordo com as seguintes datas:

  • 31 de março para os estudantes nascidos em janeiro e fevereiro.
  • 1º de abril para os nascidos em março e abril.
  • 2 de abril para os nascidos em maio e junho.
  • 3 de abril para os nascidos em julho e agosto.
  • 4 de abril para os nascidos em setembro e outubro.
  • 7 de abril para os nascidos em novembro e dezembro.
Quem tem direito ao incentivo?

O Pé-de-Meia é destinado aos estudantes do ensino médio público, tanto do ensino regular quanto da educação de jovens e adultos (EJA). Cerca de 3,9 milhões de parcelas serão distribuídas, sendo 1,3 milhão para novos estudantes, ou seja, aqueles que ingressaram no primeiro ano do ensino médio.

Além da parcela de matrícula, o programa prevê outros incentivos durante o ano letivo, como o incentivo frequência (para alunos com 80% de presença), o incentivo conclusão (por aprovação no terceiro ano), e o incentivo Enem (para quem participar do exame nacional).

Apoio aos estudantes

O programa visa auxiliar os estudantes de famílias de baixa renda, garantindo que permaneçam na escola sem precisar abandonar os estudos para trabalhar. O pagamento do incentivo matrícula será feito diretamente em contas bancárias abertas pela Caixa Econômica Federal. O aplicativo Jornada do Estudante também está disponível para consultas sobre os pagamentos.

Objetivo do Pé-de-Meia

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa busca incentivar a permanência dos estudantes da rede pública na escola e sua conclusão do ensino médio, através de um apoio financeiro que contribui para o bem-estar do aluno e de sua família.

Imagem:Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fonte: Jornal Rondônia

PUBLICIDADE