Novo ensino médio deve ser implementado a partir de 2022

Dando continuidade às ações de implementação do Novo Ensino Médio em Rondônia (NEM/RO), o Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ...

Por GOVERNO DE RO

Publicado em:

Dando continuidade às ações de implementação do Novo Ensino Médio em Rondônia (NEM/RO), o Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza nos dias 10 e 14 de dezembro, dois Encontros Virtuais de Mobilização para Implantação do Novo Ensino Médio na Rede Pública Estadual de Ensino a partir de 2022.

Os eventos serão transmitidos via Canal da Mediação Tecnológica e o público alvo são técnicos da Seduc, membros das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), gestores, supervisores, orientadores, professores do Ensino Médio, técnicos administrativos e pedagógicos.

Os encontros têm por objetivo mobilizar as instituições escolares para a implantação gradativa das Matrizes Curriculares com carga horária de 1000 horas a partir de 2022, em consonância com o Referencial Curricular para o Ensino Médio de Rondônia e o Plano de Implementação do NEM; orientar técnicos das CREs e servidores das Escolas Estaduais de Ensino Médio; esclarecer quanto à nova arquitetura curricular do Ensino Médio do Estado; dirimir dúvidas quanto à operacionalização da lotação; registro no diário eletrônico; matrizes curriculares e formação continuada.

Segundo a gerente de formação da Seduc, Silvania Gregório Carlos, foi constituída uma equipe na Gerência de Formação e Capacitação Técnica Pedagógica (GFCTP) para trabalhar especificamente na elaboração de orientações e formações continuadas para implantação do Novo Ensino Médio nas escolas estaduais.

“No encontro virtual do dia 10, os técnicos farão exposições quanto aos aspectos a serem considerados para a implementação do Novo Ensino Médio. Já no dia 14, serão respondidas as perguntas que forem levantadas pelos participantes no primeiro encontro virtual”, finaliza.

IMPLEMENTAÇÃO

O processo de implementação do Novo Ensino Médio em Rondônia teve início em 2019 com a formação de equipe redatoras para trabalhar na escrita do Referencial Curricular em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), alterada pela Lei nº13.415/2017 (Lei de Reforma do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e Referenciais para a Elaboração dos Itinerários Formativos (Portaria n° 1432/2018).

Posteriormente em 2020, ocorreu a instituição do Comitê de Acompanhamento das Ações de Implementação e Desenvolvimento da Política do Novo Ensino Médio, o qual é constituído por membros de setores internos da Seduc e órgãos representativos da sociedade e tem como objetivo articular ações, com vistas a auxiliar o secretário da Educação no acompanhamento do NEM em Rondônia e na tomada de decisões em diversos aspectos importantes para esta política.

A escrita do Referencial Curricular deu-se de 2019 a 2021, sendo que em 28 de outubro de 2021, o documento foi entregue ao Conselho Estadual de Educação de Rondônia (CEE) para análise e posterior aprovação.

A coordenadora da Equipe do Novo Ensino Médio em Rondônia, Luciana Regina Nobre, esclareceu que apesar da pandemia, foram realizadas várias ações para implementação do NEM na rede estadual. “Houve um processo de escuta da sociedade para entender melhor sua visão sobre o ensino médio atual e seus anseios; encontros de formações com os professores das escolas-piloto por meio de plataformas de videoconferências via Mediação Tecnológica; a construção de documentos para apoiar o desenvolvimento das unidades curriculares dos itinerários formativos que estão em andamento nas as escolas-piloto, além de diversas orientações sobre o processo de implantação do NEM no âmbito da Seduc”, finaliza.

Fonte: GOVERNO DE RO

1 comentário em “Novo ensino médio deve ser implementado a partir de 2022”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.