Em Rondônia 30.669 candidatos estão inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 de forma impressa e outros 615 escolheram o modelo digital, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Inep também informou a quantidade de indígenas inscritos no Enem em Rondônia, este ano 297 optaram por fazer a prova impressa e 12 a digital. As duas versões acontecem nos mesmos dias: 13 e 20 de novembro.
Horário das provas em Rondônia
Como as provas acontecem simultaneamente em todo o país, a abertura e o fechamento dos portões seguem o horário de Brasília. Por causa do fuso horário diferente, os candidatos precisam estar atentos aos relógios em Rondônia. Confira abaixo:
- Abertura dos portões em Rondônia: 11h
- Fechamento dos portões em Rondônia: 12h
- Início das provas: 12h30
- Término das provas no 1º dia: 18h
- Término das provas no 2º dia: 17h30
Locais de provas
Este ano o exame será aplicado em 24 das 52 cidades de Rondônia. No total são 116 locais de provas espalhados pelo estado. Veja abaixo a lista de cidades onde as provas serão aplicadas:
- Alta Floresta D’Oeste
- Alto Paraíso
- Alvorada D’Oeste
- Ariquemes
- Buritis
- Cacoal
- Cerejeiras
- Colorado do Oeste
- Espigão D’Oeste
- Guajará-Mirim
- Jaru
- Ji-Paraná
- Machadinho D’Oeste
- Mirante da Serra
- Monte Negro
- Nova Brasilândia D’Oeste
- Ouro Preto do Oeste
- Pimenta Bueno
- Porto Velho
- Presidente Médici
- Rolim de Moura
- São Francisco do Guaporé
- São Miguel do Guaporé
- Vilhena
A Polícia Militar (PM) informou que montou um esquema de segurança para ajudar as equipes que farão o transporte das provas nesses 24 municípios.
“A missão é promover a segurança dos veículos desde o local de centralização até as escolas e também a segurança no entorno dos locais de aplicação do exame. Atuando ainda na proteção do retorno das provas e gabaritos [para as correções]”, informou a corporação.
Como saber qual o seu local de prova?
A informação com o endereço está no cartão de confirmação de inscrição, disponível na Página do Participante, no portal do Inep.
- Acesse a Página do Participante no site do Inep;
- Clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”;
- Insira o número do seu CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição;
- Na Página do Participante, você terá acesso a todas as suas informações e poderá consultar seu local de prova no cartão de confirmação.
- Embora não seja obrigatório, a recomendação do Inep é imprimir e levar o cartão de confirmação no dia da prova.
O que será cobrado em cada dia de prova?
13 de novembro (domingo)
- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
- 45 questões de ciências humanas; e
- redação.
20 de novembro (domingo)
- 45 questões de matemática; e
- 45 questões de ciências da natureza.
Dicas do que levar no dia da prova
- RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
- Álcool em gel;
- Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
- Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
- Cartão de confirmação de inscrição;
- Lanche; e
- Água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
- e-Título,
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
- RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
O que não pode levar no dia prova?
- Devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas: os telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado,
- Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens,
- Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros,
- Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde a entrada na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
Para que serve a nota do Enem?
As notas do Enem podem garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. Confira como podem ser utilizada em cada situação:
- Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.
- Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura. O crédito pode cobrir total ou parcialmente a mensalidade do curso. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem.
- Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o MEC seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.
- Instituições privadas: Muitas instituições de ensino superior também oferecem desconto nas mensalidades usando a nota do Enem. Geralmente, o candidato não precisa prestar um vestibular próprio da universidade. O ideal é procurar a instituição para saber se oferecem bolsas e descontos conforme a nota no exame e quais são os requisitos.
- Universidades internacionais: O MEC possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, que aceitam o Enem nos seus processos seletivos. Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local. É preciso pesquisar diretamente no site das universidades.