O ensino profissionalizante de Rondônia está expandindo a qualificação da mão de obra, conforme as demandas do mercado de trabalho do estado. Nesse sentido, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) realizou na quinta-feira (20), a formatura dos Cursos Técnico em Administração e Técnico em Enfermagem. A cerimônia de diplomação aconteceu no auditório da instituição de ensino, em Porto Velho, com as presenças dos formandos, seus convidados e representantes da comunidade escolar. Formaram-se 49 alunos, sendo 31 de Enfermagem e 18 de Administração.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a realização formaturas em cursos técnicos fortalece, ainda mais, a economia local. “O ensino técnico está cada vez mais sendo valorizado porque os estudantes que se capacitam nessa modalidade se destacam pela competência”, evidenciou.

FORMAÇÃO HUMANIZADA
A relevância da capacitação com o objetivo de construir uma carreira de sucesso foi destacada pelos estudantes que falaram em nome dos recém-formados.
O orador da turma do Curso Técnico em Administração, Valner Dieudus, observou no seu discurso, que a experiência no banco escolar, num período de um ano, será fundamental na sua atuação. “Muitas experiências de vida foram vivenciadas, enfrentando desafios que nos ensinaram sobre resiliência e empatia”, resumiu o concluinte.
A oradora do Curso Técnico em Enfermagem, Adriana Rodrigues Ferreira, também reconheceu a importância da vivência em sala de aula para o crescimento na profissão que abraçou. “Não aprendemos apenas nos livros, mas também lições que vamos levar para a vida”, evidenciou.

Na sua mensagem de saudação aos formandos, a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, destacou o aprendizado humanizado manifestado pelos dois estudantes escolhidos para se pronunciar em nome dos seus pares.
“Seja na área da saúde ou na área da gestão é preciso que o profissional preste um atendimento com humanização. Quem recebe um serviço, merece ser bem assistido”, enfatizou a presidente do Idep, ressaltando que toda equipe da instituição de ensino profissionalizante está preparada para construir o conhecimento com base nos valores humanos.