O professor Beto Peixoto foi o guia dos estudantes das turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santa Ana, localizada em Alvorada do Oeste (RO), que estiveram em Porto Velho nos últimos dias 26 e 27 para conhecer os principais pontos históricos e turísticos da Capital, tendo aulas explicativas sobre História Regional.
Durante dois dias, o professor Beto levou os estudantes a conhecerem a tradicional Praça das Caixas D`água, o Memorial Museu Rondon, a Igreja de Santo Antônio, a Hidrelétrica Santo Antônio, e tiveram a inédita aula-barco no rio Madeira e o encerramento da visita ocorreu com um passeio no Shopping Porto Velho.
Os estudantes puderam assistir as aulas diferenciadas de História Regional e dirimiram as dúvidas quanto ao aspecto histórico dos pontos visitados. “Por exemplo, no Memorial Rondon, pude expor as referências históricas da Expedição Rondon à antiga vila de Santo Antonio do Rio Madeira e que contribuiu para o surgimento da cidade de Porto Velho”, afirmou o professor.
Hoje, o Memorial Rondon conta com 400 peças, aparelho de telégrafo e um filme de seis minutos e as visitas dos estudantes foram guiadas por soldados da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, comandados pelo diretor, sargento Antero da Trindade.
Na Igreja de Santo Antônio, que fica em frente ao Memorial Rondon, os estudantes da Escola Santa Ana fizeram uma visita a mais antiga construção religiosa de Porto Velho e que data do início do Século passado, tendo o professor Beto narrado todos os fatos e acontecimentos da época.
O rio Madeira, principal afluente do rio Amazonas, serviu como palco para a inédita aula-barco, ministrada pelo professor Beto e que encantou aos estudantes pela forma diferenciada na transmissão do conhecimento histórico regional.
A Usina Hidrelétrica de Santo Antônio foi objeto de visita dos estudantes e funcionários transmitiram todo histórico da construção da maior usina hidrelétrica de Rondônia e uma das maiores do Brasil.
Para encerrar a visita a Porto Velho, os estudantes visitaram o Shopping Porto Velho e- ao final, o Beto Peixoto declarou que o apoio e incentivo do secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, foi importante para que a viagem dos alunos tornasse possível.