Quem abastece o carro pode ter uma boa notícia nas próximas semanas. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira (7) que há uma “real possibilidade” de queda no preço da gasolina e do diesel, caso o valor do petróleo se mantenha estável no mercado internacional.
A declaração foi feita durante a cúpula do Brics, que reuniu líderes no Rio de Janeiro para discutir temas como sustentabilidade e transição energética. Silveira explicou que o temor de alta nos preços por causa da tensão entre Israel e Irã diminuiu com a recente trégua no conflito. “Nós estávamos muito apreensivos, naturalmente. A tensão diminuiu. Esperamos que termine”, comentou.
O ministro também reforçou que o governo está de olho para garantir que reduções feitas pela Petrobras cheguem de fato até as bombas. “O presidente Lula vem cobrando isso de forma reiterada. Nosso papel é fiscalizar para que o esforço das políticas públicas se transforme em justiça tarifária para a população”, disse Silveira.
Além dos combustíveis, a cúpula do Brics também debateu novas formas de financiamento para projetos de transição energética, usando recursos do Banco do Brics. Outro ponto levantado pelo ministro foi a importância da exploração de minerais críticos, que o Brasil e outros países do bloco têm em abundância — essenciais para novas tecnologias mais limpas.
Silveira ponderou, no entanto, que é preciso conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental. “Temos que buscar equilíbrio entre atividade econômica e legislação. Esse é o desafio para avançar com responsabilidade”, destacou.
Enquanto isso, motoristas seguem na expectativa de ver o valor na bomba finalmente baixar e quem sabe começar o mês economizando um pouco mais na hora de abastecer.
📰 Acompanhe mais conteúdos diários no Jornal Rondônia – O seu jornal eletrônico Rondoniense!
Imagem: Sérgio Lima/Poder360…