Em um dia novamente movimentado no cenário econômico, o dólar e o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores do Brasil, operavam em alta na manhã desta quinta-feira (29/6).
Pouco depois das 11 horas, o dólar avançava 0,31% e era negociado a R$ 4,863.
Na véspera, a moeda americana teve alta de 1%, a R$ 4,847. Com o resultado, acumula ganhos de 1,45% nesta semana e perdas de 4,45% no mês e 8,16% no ano.
Os investidores aguardam a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), nesta tarde, que pode definir algumas mudanças no sistema de metas de inflação vigente no país. O encontro tem início previsto para as 15 horas, em Brasília.
O CMN é formado pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, além do presidente do BC, Roberto Campos Neto. O governo, portanto, tem maioria.
A meta de inflação para este ano é de 3,25%. Como há um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, a meta será cumprida se ficar entre 1,75% e 4,75%. Para 2024 e 2025, a meta é de 3%. Embora as projeções para a inflação venham caindo consistentemente nas últimas semanas, elas ainda estão acima desse patamar.
Uma das alternativas defendidas pelo governo é que a meta de inflação deixe de seguir o ano-calendário (modelo atual, em que a verificação sobre o cumprimento ou não da meta é feita no fim de dezembro) e passe a ser uma meta contínua (com um prazo móvel, desvinculado do ano-calendário).
Além das atenções voltadas ao CMN, os investidores repercutem os dados de emprego no Brasil. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), país criou 155 mil vagas com carteira assinada em maio.
No cenário externo, o PIB dos Estados Unidos chamou atenção do mercado. A maior economia do mundo cresceu 2% no primeiro trimestre, acima das projeções.
Ibovespa
O Ibovespa, principal indicador do desempenho das ações negociadas na bolsa de valores brasileira, também operava em alta no início do pregão, depois de três quedas consecutivas.
Às 10h50, o índice subia 0,89%, aos 117.715,55 pontos.
No dia anterior, o Ibovespa fechou em baixa de 0,72%, aos 116,6 mil pontos. O índice acumula queda de 1,93% na semana e altas de 7,70% no mês e de 6,33% no ano.