João Paulo Batista, de 64 de anos, professor de história e pioneiro do Estado de Rondônia, morreu na manhã desta quarta-feira (15), em Porto Velho. Ele fazia tratamento contra diabetes e pancreatite havendo agravamento em seu estado de saúde nas últimas semanas.
João Paulo nasceu em Bacabal, no estado de Maranhão. Migrou para Rondônia em 1977, onde seguiu carreira no serviço militar (5º BEC). Prestou o primeiro vestibular para o curso de História, ofertado pela Universidade Federal de Rondônia (Unir).
Em 1988 foi selecionado no primeiro concurso do Estado na área da educação. Atuou em diversas instituições de ensino da capital, entre elas a escola Getúlio Vargas, Eduardo Lima e Silva, Castelo Branco e José Otino de Freitas (nestas duas últimas exerceu a função de diretor). Atualmente ele lecionava na escola 4 de Janeiro.
O educador foi casado com Maria Madalena Batista. Ele deixa três filhos formados, Luiz Paulo Batista, Paulo Roberto Batista e Marcos Paulo Batista, os quais ele sempre se orgulhou de ter oferecido educação e formação superior.
O velório será em Porto Velho, mas a hora e o local ainda não foram definidos.