O prazo para finalização das obras de revitalização do Parque Natural de Porto Velho foi adiado para o mês de novembro. O motivo seria o translado da madeira, usada na construção da pista, que vem do interior para a Capital, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). A informação foi confirmada nesta terça-feira (16).
O local foi fechado para revisitação no dia 24 de agosto e deveria ser reaberto na segunda quinzena de outubro. O secretário Robson Damasceno, garante que a obra será entregue em novembro com a recuperação total do local. “Na segunda quinzena de novembro nós vamos conseguir entregar todo o espaço para a população. Um dos motivos do atraso é porque nós estamos buscando a madeira, que está sendo colocada na pista, nos municípios de Buritis, Machadinho do Oeste e (distrito) Extrema, e isso leva um tempo. Toda estrutura será mais resistente com duração de no mínimo 4 anos”, explica.
Além da pista, o Parque ainda recebe a interligação dos 760 metros de pista de madeira até a entrada do parque, mas o projeto passou por alterações e será construída uma calçada de concreto com materiais doados por uma empresa privada. No final da pista de madeira perto do viveiro terá uma calçada com acessibilidade para cadeirantes e idosos que vai interligar por mais 530 metros o viveiro até a entrada do parque passando pelo museu.
Outra obra
O Playground e os brinquedos também estão sendo totalmente reformados e cobertos. “Antes as crianças ficavam expostas ao sol e por isso decidimos fazer uma cobertura de 225 metros para elas brincarem com mais tranquilidade e segurança se pegarem chuva e sol”, diz o secretário.
Parque Circuito
O Parque Circuito, segundo Damasceno, está passando por manutenção, mas o serviço não tem aplicação de recursos públicos. Segundo o secretário, a primeira-dama, Ieda Chaves, com recursos próprios, solicitou que um artista plástico fizesse toda a pintura dos prédios do parque. “Ressaltamos nessa revitalização não tem dinheiro público envolvido e sim recursos próprios da Ieda Chaves que propiciou a reforma completa do chuveiro do local, encanação, bebedouro e pia para lavar as mãos. Tudo isso é para receber bem nossos usuários”, diz.
No local, os bombeiros municipais também ajudaram colocando várias placas de educação ambiental e reconstruíram as mesas do parque juntamente com a equipe da Sema e ainda serão implantados sete brinquedos de madeira para as crianças. A Emdur revitalizou a iluminação, fazendo a troca dos postes de iluminação para lâmpadas de LED.
Outra novidade é a academia ao ar livre para os frequentadores do local. “Nós próximos dias será entregue mais uma benfeitoria para nossa população da capital que gosta de praticar atividade física”, finaliza.