Por ser uma data magna do calendário local, o feriado de 4 de Janeiro não deveria ter sido antecipado

A data magna de Rondônia, 4 de janeiro, pontua a elevação do antigo território federal à condição de estado autônomo. O decreto ...

Por Portal Amazônia

Publicado em:

A data magna de Rondônia, 4 de janeiro, pontua a elevação do antigo território federal à condição de estado autônomo. O decreto foi assinado pelo então presidente da República João Batista Figueiredo, em 1981.

A instalação do novo ente federativo foi conduzida pelos tão governador Jorge Teixeira e ocorreu durante grande ato cívico em 4 de janeiro de 1982, em frente ao Palácio Presidente Vargas, então sede do governo de Rondônia. Foi um momento de muita emoção e regozijo, com apresentações de discursos, de bandas marciais e, pela primeira vez, a bandeira de Rondônia foi hasteada e o seu hino oficial — por sinal, o mais bonito do Brasil — foi entoado.

 

Neste ano de 2022 o governo estadual decidiu antecipar o feriado para segunda-feira, 3, como forma de esticar o final de semana e as comemorações do réveillon. Um equívoco. Por se tratar da data magna do calendário local, o 4 de Janeiro não deveria ser apenas um dia a mais de descanso e de comércio fechado, mas um momento de exaltação de Rondônia, um estado tão jovem e que já começa a padecer da falta de memória e do cuidado adequado à sua cultura.

 

Como parte das comemorações dos 40 anos, o governo criou uma moeda simbólica alusiva à data e que será entregue a personalidades de diversas áreas.

AUTOR: JÚLIO OLIVAR

Fonte: Portal Amazônia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.