Nova reitora da Unir afirma que cultura terá atenção especial em sua gestão

A nova reitora da Unir, professora Marcele Regina Pereira, nomeada nesta quarta-feira,18, é uma das grandes incentivadoras da área cultural ...

Por Rondoniaovivo

Publicado em:

A nova reitora da Unir, professora Marcele Regina Pereira, nomeada nesta quarta-feira,18, é uma das grandes incentivadoras da área cultural na instituição, alem de participar ativamente do movimento cultural de Rondônia.

Ela é, atualmente, Prò-Reitora de Cultura, responsável pelo Festival de Artes e Cultura da Unir, função que assumiu pouco tempo depois que esse evento foi instituído, em 2013.

 

O ultimo festival, devido à pandemia, ocorreu on-line com a participação de artistas de vários estados. O festival vai para sua quinta edição.

 

Em entrevista ao jornal on-line Rondoniaovivo, Marcele afirmou que o incentivo a cultura será uma das prioridades em sua gestão.

Segundo a reitora nomeada, será dada uma dimensão maior ao festival, além da Unir passar a contribuir na pauta cultural do estado, colocando a instituição mais ativa na defesa desse segmento e de seu patrimônio.

 

Antes de morar em Rondônia, ela já trabalhou, como técnica, no Ministério da Cultura.

 

Votação

 

Marcele obteve 1.278 votos (48,83%), contra 264 votos do segundo colocado, 189 do terceiro, 66 do quarto e 48 do quinto colocado.

 

Currículo da nomeada

 

Professora de Museologia na Universidade Federal de Rondônia; Pró-Reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis; Coordenadora Regional Norte do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão – FORPROEX de 2018 a 2019 e Vice Presidente do MINOM – Movimento Internacional para uma Nova Museologia.

Doutora em Sociomuseologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT em Lisboa – Portugal com diploma REVALIDADO no Brasil pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO PPG-PMUS e graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

 

Coordenou de 2009 a 2012 a área de Museologia Social e Educação do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus, autarquia do Ministério da Cultura, coordenando a implantação e execução de Políticas Públicas Nacionais como o Programa Ponto de Memória e a Política Nacional de Educação Museal – PNEM.

 

Tem experiência na área de Políticas Públicas, Políticas Públicas de Cultura e Memória, Museologia e Território, Museologia Social, Museu de Território e Educação Museal. Tem atuado nos seguintes temas: museologia social, educação, memória social, desenvolvimento de redes e museus comunitários e de território

Fonte: Rondoniaovivo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.