O evento de lançamento do Programa Bolsa Atleta 2019 na capital vai acontecer nesta terça-feira (11), às 9h30, no Salão Nobre Rosilda Shocknes, 11° andar Palácio Rio Pacaás Novos. Neste ano, o Bolsa Atleta deu um salto beneficiando 49 atletas de todo o estado. Cerca de 70% a mais do que em 2018, com 29 beneficiados.
Nos dias 4, 5 e 6, o programa foi lançado no interior do estado beneficiando atletas dos municípios de Ariquemes, Vilhena, Pimenta Bueno, Ouro Preto do Oeste, Cacoal, São Francisco e Rolim de Moura.
O PROGRAMA
O Bolsa Atleta é um dos maiores programas de incentivo ao esporte de Rondônia. Ele foi implantado em 2017 pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e beneficia atletas e técnicos de 14 a 28 anos de idade, que não recebem patrocínio, com um auxílio financeiro para custeio de despesas médicas, aquisição de material esportivo, e despesas com alimentação e viagens, de forma que possam dar continuidade aos treinos esportivos, e se destacarem em competições.
O programa contempla quatro categorias: estudantil, estadual, nacional e internacional. Os beneficiados devem ainda estar matriculados em centros de iniciação esportiva mantidos pelas prefeituras ou entidades beneficentes, estar participando dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) e apresentar prestação de contas das despesas a cada 30 dias, conforme os requisitos da Lei nº 3.843, de 27 de junho de 2016, alterado pela Lei nº 4.415/2018.
Os critérios técnicos para o Bolsa Atleta são fixados anualmente. Acesse o portal do Conselho Estadual do Desporto e Lazer (Conedel) e do Programa Bolsa-Atleta para mais detalhes.