O governo de Rondônia confirmou a realização do Arraial Flor do Maracujá desde ano. A previsão é que aconteça entre os meses de junho e julho.
Em 2022, o arraial foi cancelado devido à falta de patrocínio e investimento. Com a retomada da celebração, os grupos estão ansiosos e o objetivo é recuperar o tempo perdido.
Segundo o governo, os grupos que irão se apresentar no evento vão receber recursos financeiros até o final de abril.
“O Flor do Maracujá é um Patrimônio Imaterial de Rondônia, fundamental para a cultura do nosso estado e principalmente para o município de Porto Velho. A nossa expectativa é que os editais sejam abertos na próxima semana”, afirmou o secretário de estado da juventude, cultura esporte e lazer, Júnior Lopes.
As coreografias e confecções das fantasias já estão sendo finalizadas para os grupos iniciarem os ensaios. Entre as atrações tradicionais estão a dança do Boi-Bumbá e as quadrilhas que animam a festa.
O artesão Leandro Souza ressalta que os preparativos estão sendo feitos desde o ano passado, e lembra que com o cancelamento da festa no último ano a ansiedade só aumenta.
Durante o arraial também acontece uma feira gastronômica e vendas de artesanato, responsáveis pela movimentação econômica, cultural e social do município.