O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu um novo processo seletivo para preencher vagas de recenseadores, agentes censitários municipais e agentes censitários supervisores em Rondônia. Ao todo, 72 vagas estão disponíveis e as inscrições podem ser feitas até segunda-feira (29).
Para recenseadores são 64 vagas, distribuídas nos 52 municípios, sendo seis vagas em Porto Velho, quatro em Ouro Preto (RO) e Ji-Paraná (RO), duas em Mirante da Serra e demais cidades com apenas uma vaga.
Já as oito vagas para agentes (censitário municipal e supervisor) estão disponíveis em sete municípios, sendo duas vagas para Alta Floresta (RO) e demais cidades com apenas uma vaga.
Como se inscrever?
O cadastro deve ser feito de segunda a sexta de forma presencial, em um dos postos do IBGE. No local, o interessado deve entregar o formulário de inscrição preenchido e assinado.
A seleção será realizada por meio de avaliação de títulos. Os critérios de desempate serão: candidato que tiver idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição, candidato que tiver exercido efetivamente a função de jurado e, por fim, candidato com maior idade.
Qual salário?
Os recenseadores recebem de acordo com a produção que é calculada pelo setor censitário. O setor leva em consideração a quantidade de residências e pessoas recenseadas, o tipo de questionário preenchido e o registro no controle de coleta de dados.
Já os agentes recebem um valor fixo mensal. Enquanto os agentes censitários municipais têm a remuneração de R$ 2.100, os agentes censitários supervisores recebem R$ 1.700, ambos com direito a auxílio alimentação, transporte e pré-escolar, bem como férias e 13º salário proporcionais.
Os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser prorrogados por igual período de acordo com a necessidade do trabalho e de disponibilidade de recursos orçamentários.
Eu quero participar do processo seletivo