Rota de Fuga: entenda o que são as placas instaladas nas ruas de Porto Velho

Sinalização faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Santo Antônio Energia. Confira como ela funciona.

Por Jornal Rondônia

Publicado em:

As placas de “Rota de Fuga” e “Ponto de Encontro” instaladas em Porto Velho fazem parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Santo Antônio Energia, relacionado à Lei Federal que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens. Essa sinalização visa atender possíveis incidentes que possam envolver a barragem da hidrelétrica de Santo Antônio.

A finalidade dessas placas e sirenes é oferecer orientações claras à população em situações de emergência. As rotas de fuga indicadas pelas placas servem como caminhos seguros para afastar as pessoas de possíveis áreas de risco, enquanto os pontos de encontro são locais previamente definidos para onde as pessoas devem se dirigir para garantir a segurança coletiva.

Quando acionadas, as sirenes alertarão a população sobre a possibilidade de um incidente relacionado à barragem. As placas com QR Codes fornecerão informações detalhadas e orientações sobre como agir em caso de emergência.

A instalação desses equipamentos não está diretamente associada a um risco iminente na barragem. Pelo contrário, é uma medida preventiva e um requisito legal para garantir a segurança da população que vive nas proximidades do empreendimento.

A Santo Antônio Energia esclarece que a barragem é considerada de baixo risco, construída principalmente com concreto e aço, e é constantemente monitorada por mais de 600 instrumentos, operando em tempo integral para prevenir possíveis problemas.

A empresa também planeja fornecer treinamento à população para prepará-la adequadamente para lidar com situações de emergência, reforçando a importância do conhecimento das rotas de fuga e dos pontos de encontro estabelecidos.

Fonte: Jornal Rondônia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.