Depois de quase 60 dias sem iluminação, em consequência do furto de cabos da fiação da linha de energia dos postes, a avenida Santos Dumont, em Porto Velho, teve o serviço restabelecido nesta semana, nos 48 postes da via, pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur).
A avenida conta com o sistema de concretagem dos cabos com o intuito de evitar furtos. Diante disso, foi necessário quebrar o concreto da fiação que sobrou e refazer de ponta a ponta, e fazer os testes para verificar se a energia estava passando de maneira correta para acender o circuito inteiro. A avenida é ligada à rua Décio Bueno, que conta com mais 24 postes.
“Nós conseguimos iluminar totalmente a avenida Santos Dumont, que é um canal de facilidade para toda a população que precisa se deslocar aqui nessa região. E a gente quer fazer isso em 100% da nossa Porto Velho. É uma meta ousada, audaciosa, mas que também nos inspira e nos motiva a fazer cada vez mais e melhor para a nossa capital”, destacou o prefeito Léo Moraes, que esteve na avenida verificando a conclusão do serviço.
CICLOVIA E FAIXA
Na Santos Dumont, os porto-velhenses têm à disposição uma ciclovia e uma faixa para fazer caminhadas. A via é um corredor de mobilidade e facilita o fluxo de veículos na zona Norte, região que possui diversos condomínios residenciais. Ela começa no Espaço Alternativo, próximo à passarela central, e vai até o bairro Nova Esperança. Com cerca de 1 quilômetro de extensão em linha reta, a avenida vai se conectar com a rua Décio Bueno.
O diretor-presidente da Emdur, Bruno Holanda, enfatiza que a religação das luzes da avenida Santos Dumont é mais uma ação importante deste início da gestão Léo Moraes, por meio da Emdur, para promover segurança e conforto à população. “A iluminação pública é fundamental para garantir a circulação tranquila de pedestres e motoristas, além de inibir práticas criminosas, aumentando a sensação de segurança na região”, afirmou Holanda.
Ele acrescentou que, com o restabelecimento das luzes, os porto-velhenses poderão desfrutar de um espaço urbano mais acolhedor, incentivando a convivência social no local. A iniciativa reflete o compromisso da gestão em melhorar a qualidade de vida da população de Porto Velho, além de valorizar a infraestrutura da cidade.
AÇÕES PREVENTIVAS
A Emdur, além de resolver o problema, tem adotado medidas para prevenir situações semelhantes de furtos de fiações no futuro. Por exemplo, em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar, foram realizadas operações focadas no combate a crimes contra a iluminação pública. A empresa também informou que está em andamento um processo licitado para a implantação de dispositivos antifurto, que aumentarão a segurança da rede elétrica.
DENÚNCIAS
A Emdur reforça a importância da colaboração da população no combate a furtos e vandalismos. Qualquer ato suspeito pode ser denunciado diretamente às autoridades pelo telefone 190.
“Fazemos um alerta para que vocês denunciem casos suspeitos de furto aqui da nossa fiação, dos nossos cabos, pois isso prejudica toda a população, gera gasto público e dificuldade para a nossa sociedade. Feliz pelo início de um processo em que nós queremos iluminar 100% Porto Velho. É isso mesmo, uma meta audaciosa, corajosa e que será possível com o trabalho de todos”, concluiu Léo.