A Prefeitura de Porto Velho está dando continuidade à vacinação contra a Covid-19 neste sábado (8) para o grupo prioritário com aplicação de doses da Pfizer e da AstraZeneca. Moradores que estão na lista de prioritários e fizeram o agendamento pelo aplicativo compareceram para receber a primeira dose da vacina.
Daniele Flower está grávida de seis e foi uma das primeiras pessoas vacinadas no campus 1 da Faculdade Uniron. “Esse é o momento de priorizar o bebê que está se formando e garantir nossa proteção”, diz a dentista.
Uma mulher de 23 anos que também está grávida contou que mora no bairro Esperança da Comunidade e percorreu cerca de cinco quilômetros de bicicleta para receber a primeira dose da vacina, mesmo já estando no oitavo mês de gestação. “É complicado, mas a gente tem que vir”.
Cansada da viagem, a jovem contou que não recebeu muito apoio por parte da família por causa medo causado principalmente por informações falsas sobre a vacina veiculadas nas redes sociais. Mesmo assim, optou pela imunização para garantir a saúde dela e filho que está por vir.
A gerente de imunização da Semusa, Elizeth Gomes, contou que estava finalizando o período de vacinação quando chegou um senhor da zona rural de Porto Velho implorando para a tomar a vacina. Ele tinha perdido a mulher e um filho para a Covid.
Andamento da vacinação
Há uma previsão para que 1.500 pessoas sejam vacinadas neste sábado (8). No entanto, a gerente de imunização ressalta que o número pode ser maior, levando em consideração a quantidade de pessoas que fizeram o agendamento para o dia anterior e não compareceram ao local de vacinação.
Os idosos com 60 anos ou mais também continuam sendo vacinados sem que seja necessário o agendamento.
Quanto ao restante do público, é importante realizar o cadastro no aplicativo Sasi e acompanhar o processo de imunização.