A mudança no sentido da avenida Calama, realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) em Porto Velho, é uma medida que visa melhorar a gestão do tráfego na região, aumentando a segurança e o conforto para os cidadãos que transitam pela via. Essa mudança consiste em permitir o fluxo de veículos apenas no sentido bairro/centro, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h30.
De acordo com o secretário da Semtran, Anderson Pereira, essa alteração passou por um estudo técnico para garantir sua viabilidade e segurança. Essa medida pode contribuir para a fluidez do trânsito e a redução de congestionamentos durante os horários de pico.
As regras para a mudança são as seguintes:
- A avenida Calama passa a ser de mão única, onde os veículos devem se deslocar no sentido da avenida Guaporé para a rua Venezuela, utilizando uma das faixas da via como contrafluxo, devidamente sinalizada.
- A velocidade máxima permitida na via será de 40 km/h.
- A fiscalização e regulamentação do fluxo de veículos durante o período de contrafluxo ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes.
- As linhas de transporte coletivo serão reorganizadas no horário estabelecido, de acordo com as definições do Departamento de Transportes (DTR).
Essa mudança busca otimizar o tráfego na região e promover uma melhor circulação de veículos, beneficiando os residentes e os que transitam por essa parte da cidade.