Um avião de pequeno porte caiu em um canavial e matou duas pessoas na manhã deste sábado (15), em Quadra (SP). As vítimas foram identificadas como Nelson José Ponzoni, de 77 anos, e Vivien Neide Barbosa Bonafer Ponzoni, de 74. O casal era residente em São Paulo e deixa três filhos. Nelson era o proprietário da aeronave.
De acordo com a Defesa Civil, a aeronave particular, modelo CT-U experimental, decolou do Clube de Voo Aeroquadra (SIVQ), localizado na Estrada Municipal Zulmira Coelho Miranda de Oliveira, bairro Guarapó. O objetivo do voo era sobrevoar a região e pousar novamente no local de partida. No entanto, durante o trajeto, o avião caiu e pegou fogo.
Veja também:
Jornalista assassinada deixou prova de que foi abandonada pela Delegacia da Mulher; Ouça o áudio
Aeronave estava regularizada
O avião, de matrícula PU-MSM, pertencia ao empresário desde setembro de 2018. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava em situação normal de aeronavegabilidade. As aeronaves experimentais, como o modelo acidentado, são construídas de forma amadora e possuem restrições para voar sobre áreas densamente povoadas, sendo geralmente utilizadas para lazer e testes de novos conceitos.
Imagens registradas logo após o acidente mostram o incêndio no canavial, com uma densa nuvem de fumaça e os bombeiros trabalhando entre os destroços ainda em chamas. De acordo com as equipes de resgate, o piloto tentava realizar um pouso de emergência quando o acidente aconteceu.
A perícia foi acionada para investigar as causas da queda, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) devem analisar os destroços para entender o que levou à falha na aeronave. O caso segue sob investigação.