PF abre inquérito para investigar causas de apagão no país

A investigação seguirá em sigilo e vai apurar os crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública

Por Metropoles

Publicado em:

Homem sobe em torre e Energisa desligará energia em grande parte de Porto Velho

Após solicitação do ministro da Justiça, Flávio Dino, a Polícia Federal instaurou inquérito nesta terça-feira (22/8) para investigar as causas do apagão de energia elétrica que atingiu 25 estados e o Distrito Federal, na última terça (15/8). A investigação seguirá em sigilo e vai apurar os crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública.

O trabalho ficará a cargo da Diretoria de Inteligência Policial da PF (DIP), em Brasília. Na última semana, Dino afirmou que se trata de um cenário atípico, e considerou a falha “de grande porte”, destacando que as possibilidades de crime ainda estão em aberto.

“Há uma atipicidade, porque o sistema trabalha com redundância. Houve, portanto, uma falha de grande porte. Há crimes que poderiam ser dolosos, há crimes culposos e há a possibilidade de uma mera falha técnica, um acaso”, afirmou Dino.

Relembre caso

A falta de energia causou transtornos em todas as regiões do país, com a paralisação do transporte público, a suspensão de aulas e o desligamento de semáforos. Foram seis horas de apagão.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou que o apagão afetou 25 estados e o Distrito Federal. Apenas Roraima não foi afetado pela falta de energia, porque não está interligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

 

Fonte: Metropoles

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.