Faleceu no início da noite desta quinta feira, 12, aos 80 anos, o ex-senador Odacir Soares Rodrigues. Ele convalescia em Brasília e enfrentava um câncer. Odacir completaria 81 em 31 de outubro próximo.
Soares era advogado, acriano de nascimento, jornalista e um dos políticos mais experientes com atuação política em Rondônia. Foi prefeito de Porto Velho por duas vezes, deputado federal e senador por 16 anos, com destacado papel da defesa dos interesses do povo de Rondônia .
No Rio de Janeiro, onde residiu por vários anos, atuou como repórter das revistas Manchete e Fatos e Fotos, do extinto Grupo Editorial Bloch. A veia intelectual o levou a se formar em Direito e Ciências Sociais pela antiga Faculdade Nacional de Direito, na capital carioca.
Veio para Rondônia em 1967, a convite do Governador Flávio de Assunção Cardoso para exercer encargo de Secretariado de Segurança do Território Federal de Rondônia. Posteriormente, exerceu diversos cargos como Chefe de Gabinete do Governador e foi também o primeiro Presidente da Caerd.
Foi prefeito de Porto Velho em duas ocasiões. Em 1970 e em 1975. Assumiu o mandato de Deputado Federal pelo Território de Rondônia em 1980, com o afastamento do Deputado Isaac Newton.
Foi eleito Senador de Rondônia duas vezes, em 1982 e em 1990. Seu último cargo público foi o de Chefe da Casa Civil no Governo Cassol.
Deixa viúva a rondoniense Leinha Sadeck Soares e quatro filhos: Silvia, Rodrigo, Ana Beatriz e Cristiane.
O velório e sepultamento será em Brasilia.