O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) responsabilizou o governo Bolsonaro pelas fraudes que afetaram os aposentados e pensionistas do INSS, resultando em descontos indevidos em suas aposentadorias e pensões. Em vídeo publicado nesta sexta-feira (11/07), Lula afirmou que “quadrilhas montadas no governo passado” causaram o prejuízo aos beneficiários e garantiu que os responsáveis serão identificados, julgados e punidos.
Lula fez o anúncio no contexto do acordo de ressarcimento firmado entre o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União e a Ordem dos Advogados do Brasil, e homologado pela Justiça. A partir desta sexta-feira, os aposentados poderão aderir ao acordo, e a devolução dos valores será realizada em parcela única, com os pagamentos iniciando no dia 24 de julho de 2025.
Adesão ao acordo e ressarcimento
A medida abrange os beneficiários que tiveram valores descontados por associações ou entidades sem autorização legal. Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas sejam afetadas e tenham direito ao ressarcimento. A adesão ao acordo é voluntária, e o INSS dará início ao pagamento em uma única parcela a partir do dia 24 de julho.
Segundo o Ministério da Previdência, a Polícia Federal já está investigando as fraudes, e o governo federal está comprometido em corrigir os danos causados aos aposentados, considerando a aposentadoria como “um direito sagrado”.
Veja o vídeo:
Caso não esteja visualizando o vídeo clique aqui.
Ver essa foto no Instagram