Um homem de 52 anos, identificado como professor, foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira (12) em Juína, cidade do Noroeste de Mato Grosso, a 240 km de Vilhena, por maus-tratos a animais com resultado morte. A ação foi realizada pela Polícia Civil do município após a análise de um vídeo que mostra quatro cães, possivelmente da raça Husky Siberiano, atacando um gato em via pública.
As imagens, que viralizaram nas redes sociais, registram o momento em que o felino tenta escapar dos cães pulando um muro, mas é capturado e mordido até a morte. O tutor dos cachorros estava presente, mas não interveio para salvar a vida do animal nem tentou conter o ataque.
Veja também:
Assaltante é espancado até a morte após roubo de moto com rastreador
Diante da grave situação, a Polícia Civil iniciou as investigações para identificar o tutor dos cães. Por meio da análise das imagens e de outros levantamentos, os agentes conseguiram identificá-lo como um educador da região. Em diligências, os policiais localizaram o suspeito, que foi conduzido à Delegacia de Juína, interrogado e autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais.
A Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) prevê pena de dois a cinco anos de prisão para casos de maus-tratos que resultam na morte do animal, além de multa e proibição da guarda de animais. O caso segue sob investigação, e a Justiça decidirá sobre a manutenção da prisão do suspeito.